GASTRONOMIA: Mudança e inovação em polo gastronômico de Fortaleza
Food truck de pastel é novidade e atração para clientes que frequentam a Praça da Cidade 2000
Está cada vez mais comum encontrar polos gastronômicos formados por food trucks, um espaço móvel que transporta e vende comida. Essa foi uma forma que empresários do ramo alimentício encontraram para reinventar e inovar, oferecendo novidades para os clientes. Com Robson e Cleide não foi diferente. Proprietários da banca de pastéis na Praça da Cidade 2000, não ficaram para trás. Embora satisfeitos com seu ponto, buscaram melhorias que trouxessem conforto e facilidade, também aderindo ao estilo.
Tudo começou quando eles perceberam que era necessário mudar para não ficar ‘parado no tempo’. “Minha barraquinha era bem estruturada, mas já estava ficando ultrapassada, e a gente tem que ter novidade. Os clientes gostam de novidade, e como já estava há muito tempo com a barraca, resolvi mudar”, explica Robson Santos, 42.
Com a mudança vieram as novidades. “A princípio a intenção era participar dos eventos de food parks, só que foi totalmente diferente do que eu pensava. Imaginava que a gente podia entrar lá, colocar um trailer, juntar com outros grupos e montar um evento de trucks. Mas, não. O preço deles é muito caro pra colocar lá, então eu resolvi colocar aqui na praça”, diz.
As novidades não pararam por aí. O trailer ganhou destaque entre os demais vendedores da praça, gerando maior visibilidade e atraindo mais clientes. A novidade foi tão bem aceita que as vendas aumentaram cerca de 80%.
Além do aumento das vendas, surgiram os convites para participar de eventos particulares, como aniversários de 15 anos e casamentos. Colocou o food truck há um ano e três meses. Já fez sete eventos só este ano. “Pra mim, que comecei há pouco tempo, é uma aceitação maravilhosa. Vai passando de boca a boca. As pessoas que me contrataram gostaram do serviço e falaram para outras pessoas que me chamaram também. E isso, pra mim, é ótimo”, reconhece, afirmando que não era esse o seu interesse, mas já que as pessoas procuraram, ele seguiu em frente. “Foi melhor do que esperava”, revela Robson, orgulhoso de seu trabalho.
Morador do bairro e cliente, Diego Vasconcelos, 29, foi atraído pela localização e preço. “Moro aqui ao lado. A localização foi o que me trouxe aqui a primeira vez. Mas a qualidade dos produtos e o atendimento descontraído foi o que me ganhou e me faz voltar até hoje”.
Diego diz que ainda não houve uma oportunidade para contratar os serviços do food truck, mas que quando houver não hesitará em chamá-los. Outro cliente é Armando Junior, 29, morador da Barra do Ceará. Fiel, ele diz: “A distância é grande, mas o sabor do pastel me faz vir sem pensar duas vezes”.
Com tantas mudanças positivas, Robson faz previsões: “Vamos ver até onde é que vai, não vou parar por aqui. Já estou criando mais novidades. Me aguardem!”
Texto: Rebeca Nisse (3° semestre – Jornalismo)