#FORUMUNILABFA7: Alunos participam de oficina de rádio

Atividade abriu programação paralela do Fórum, no estúdio de rádio da FA7

Ministrada pela professora de rádio da faculdade, Kátia Patrocínio, a aula reuniu nove alunos da FA7 e teve participação de Anderson da Silva, facilitador da oficina de Rap que aconteceu no horário seguinte.

Alunos executam o programa pensando por eles (Foto: Daniel Silva)

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma rádio e produziram um podcast, novo formato de áudio de curta duração. Eles foram divididos em dois grupos para a produção do programa, e receberam orientação da professora para escolha do tema.

Um grupo escolheu “A representação da sociedade na mídia” e outro optou por comparar as “Manifestações de 2013 e 2015”. O programa foi feito de forma “ao vivo”, pois o equipamento de gravação estava com problema técnico, o que acabou divertindo mais os alunos ao trazerem uma noção de realidade no programa.

Anderson da Silva aprovou a iniciativa e gostou de ter conhecido um pouco mais sobre o rádio. “Cheguei mais cedo para poder me preparar para a oficina que vou ministrar. Então, a convite da professora, fiquei no evento. Foi muito interessante poder falar sobre as manifestações que ocorreram e abordar o contexto social, que também tem muita relação com a realidade que abordamos no rap”, diz.

Gilberto Cavalcante, 18, aluno de Engenharia de Produção,destacou a primeira experiência no rádio: “Fiquei surpreendido, pois não sabia como funcionava e achei muito interessante. Também, não esperava que só tivessem alunos da Comunicação, pois é algo que é muito diferente e deveria atrair a todos”, ressaltou.

O evento simulou a produção de um podcast (Foto: Daniel Silva)

Quanto à utilização do rádio no auxílio à mudança da concepção dos negros e pobres na sociedade, a professora Kátia explicou que serve como veículo para discussão de questões com as comunidades e sociedade. “Só o fato de podermos abordar assuntos como esse, já é um destaque do rádio. Trazer à tona o que é comum e, muitas vezes, ignorado”, conclui.

A professora reconhece também a utilidade de oficinas como essa. “A importância de realizar eventos como esse é porque faz com que os alunos conheçam mais sobre rádio e tenham mais interesse. O tempo foi legal para produzirmos o programa”, disse Kátia.

Evelyn Barreto
4º semestre