Notícias

Fortaleza recebe festival de biografias

Categoria:

Uni7 Informa

0

O evento ocorrerá no Aterro da Praia de Iracema. Autores de diferentes estados já estão confirmados

De 14 a 17 de novembro, Fortaleza sediará o primeiro Festival de Biografias. O evento contará com quatro segmentos: literatura, cinema, música e artes maciais. O momento é oportuno, já que nos dias 20 e 21 do mesmo mês, o Supremo Tribunal Federal promoverá uma audiência pública para tratar da legislação das biografias, julgando se será necessário o pedido de autorização prévio ao biografado. Esse tema também foi discutido na 8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo.

Para o curador do evento no segmento literário (não ficção biográfica), o jornalista e biógrafo Mário Magalhães, esse tipo de discussão é primordial para a democratização da comunicação. “Queremos ter o direito de escrever sobre pessoas que mudaram a história desse país. Essas histórias pertencem à sociedade e não apenas ao indivíduo”, disse.

O Festival de Biografias terá como mote “histórias de vida” e acontecerá em uma tenda na Praia de Iracema, bem como no espaço cultural Estoril. Nomes, como Fernando Morais, Rui Castro, Guilherme Fiúza, Regina Zappa, Paulo Cesar de Araújo, Lira Neto, Josélia Aguiar, Silvio Tendler, Milton Alencar, Noilton Nunes e João Máximo, já estão confirmados. Os ingressos são gratuitos.

* Com informações do blog do Mário Magalhães

Quem são os convidados?

Fernando Morais (autor de Olga, Chatô: O Rei do Brasil, Montenegro, O Mago); Guilherme Fiúza (Meu nome não é Johnny, Bussunda, Giane); Humberto Werneck (Chico Buarque: Tantas palavras – Todas as letras & reportagem biográfica de Humberto Werneck, O santo sujo: A vida de Jayme Ovalle); João Máximo (Gigantes do futebol brasileiro – com Marcos de Castro, Noel Rosa: Uma biografia – com Carlos Didier, João Saldanha: Sobre nuvens de fantasia); Josélia Aguiar (Jorge Amado: uma biografia, a sair pela Editora Três Estrelas); Lira Neto (O poder e a peste: A vida de Rodolfo Teófilo, O inimigo do rei: uma biografia de José de Alencar, Castello: a marcha para a ditadura, Maysa: só numa multidão de amores, Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão, Getúlio, tomos I e II); Lucas Figueiredo (biografia de Tiradentes, a sair pela Companhia das Letras, Morcegos negros: PC Farias, Collor, máfias e a história que o Brasil não conheceu, O operador: como e a mando de quem Marcos Valério irrigou os cofres do PSDB e do PT); Luiz Fernando Vianna (Zeca Pagodinho, Aldir Blanc: resposta ao tempo – Vida e letras, João Nogueira: Discobiografia); Paulo Cesar de Araújo (Roberto Carlos em detalhes); Regina Zappa (Hugo Carvana; Cancioneiro Chico Buarque, vols. 1, 2 e 3; Para seguir minha jornada: Chico Buarque; Gilberto bem perto – com Gilberto Gil); e Ruy Castro (O Anjo Pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues; Estrela solitária: um brasileiro chamado Garrincha; Ela é carioca: uma enciclopédia de Ipanema; Carmem: uma biografia)

Programação literária:

A próxima biografia é sempre a melhor
14 de novembro, quinta-feira, às 15h
Com Fernando Morais
Mediação: Paulo Cesar de Araújo

Ciência e arte da biografia
15 de novembro, sexta-feira, às 15h
Com Ruy Castro
Mediação: Mário Magalhães

No compasso da história: vidas de artistas
16 de novembro, sábado, às 10h
Com Regina Zappa e Humberto Werneck
Mediação: Lucas Figueiredo

De Noel a Roberto: como biografar mitos
16 de novembro, sábado, às 15h
Com João Máximo e Paulo Cesar de Araújo
Mediação: Luiz Fernando Vianna

De Maysa a Bussunda, de Getúlio a Giane: como escolher um personagem
17 de novembro, domingo, às 15h
Com Guilherme Fiuza e Lira Neto
Mediação: Josélia Aguiar

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.