FORMAÇÃO CONTINUADA: Professores discutem os desafios do ensino superior

A palestra da pedagoga Bernadete Porto tratou de temáticas atuais, como o uso de dispositivos móveis em sala de aula

Os professores e a diretoria da Faculdade 7 de Setembro (FA7) estiveram reunidos no último sábado, 25, no auditório do segundo andar, para mais um encontro de formação docente continuada. Nessa edição, o encontro teve como ponto central a palestra da pedagoga Bernadete Porto.

Bernadete Porto responde às perguntas dos professores (Foto: Sarah Veloso)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (FC), Bernadete levantou questões polêmicas da docência na atualidade, como o uso de smartphones na sala de aula. Na visão da pedagoga o uso das novas tecnologias não necessariamente representa a falta de interesse ou pouca atenção do aluno com relação ao conteúdo. Para ela, antes de qualquer repreensão, o professor deve se questionar sobre o uso que ele próprio faz dessa ferramenta.

Bernadete, que durante alguns anos fez parte do corpo docente da FA7, ainda relembrou histórias da sua passagem pela instituição e respondeu perguntas dos professores. A palestrante foi saudada pelo vice-diretor acadêmico da faculdade, Aldemir Jucá, que falou aos presentes, antes da palestra. Professor Aldemir destacou o cronograma dos encontros, que ainda terá duas novas edições até o fim do semestre. O próximo, no dia 22 de novembro, terá como tema “Planejamento como propulsor da ação docente”. Enquanto no dia 8 de dezembro discute “A avaliação como elemento ativo na construção dos conhecimentos”.

Outro ponto alto do evento foi a apresentação do TelEduc, nova ferramenta que deve ajudar na formação continuada do corpo docente. O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet, e será usado para promover a formação continuada dos professores, sem que seja necessário o aumento no número de encontros. O professor Aldemir Jucá afirma, contudo, ter certeza de que a formação do docente se faz por meio da conversa, o que leva a crer que a ferramenta não substitui o encontro presencial. Além das próximas edições já anunciadas, outras devem acontecer em 2015.

Felipe Gomes
3º semestre