Notícias

FLI7: A verdade por trás dos contos de fadas mais populares

Categoria:

Uni7 Informa

0

Escritora Marina Colasanti encerra a programação do I Congresso de Leitura e Educação da FA7

Uma viagem pelos contos e narrativas maravilhosas do imaginário popular. Este foi o convite que Marina Colasanti fez ao público no encerramento do I Congresso de Leitura e Educação, na Faculdade 7 de Setembro (FA7), sábado, 12. A escritora, vencedora do Prêmio Jabuti 2014, revelou no tema “Por trás das palavras”, a verdade por trás dos contos de fadas. A palestra pontuou o êxito da primeira edição da Festa Literária 7 de Setembro (FLI7).

A Pequena Sereia, A Bela e a Fera, João e Maria e Chapeuzinho Vermelho foram alguns dos contos apresentados por ela. A convidada fez uma análise critica sobre como é a verdadeira história e a omissão do real sentido desses contos. Para Marina, o conto é uma narrativa do ciclo da vida onde o ser humano nasce, cresce, reproduz e morre. “A narrativa nos aproxima daquilo que desconhecemos. E a necessidade dessa aproximação faz de nós todos narradores e ouvintes. A oralidade ajudou a manter as narrativas”, ressaltou.

Encerramento da FLI7 com a escritora Marina Colasanti (Foto: Miguel Macêdo)

Encerramento da FLI7 com a escritora Marina Colasanti (Foto: Miguel Macêdo)

Não faltaram críticas às versões dos estúdios Disney aos contos de fadas. Defendeu, porém, as histórias originais apropriadas por alguns autores, como os Irmãos Grimm e Hans Christian Andersen. A escritora chamou atenção, ainda, para o que pouca gente sabe: existe uma versão brasileira do conto de Cinderela! Nela, a mocinha é filha de um fazendeiro no sertão, trazendo na história, muitas características da cultura e das tradições locais, mesclando fábulas europeias, com mitologia e tradições indígenas.

Marina Colasanti nasceu no norte da África, passou a maior parte da infância na Itália, vindo para o Brasil no início da puberdade. A sua produção é marcada pela diversidade: ficção infantil e juvenil, textos e ensaios jornalísticos, contos e minicontos para adultos, crônica do cotidiano, poesia e, mais recentemente, memória.

Ao longo de sua carreira, a escritora já publicou livros infantis, contos, poemas e crônicas. Ao final da palestra, Marina respondeu algumas perguntas sobre o amor, suas publicações e deu autógrafos para presentes.

Edemy Gonçalves
4° semestre

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.