FILOSOFIA E CINEMA: Nietzsche e Schopenhauer são tema de debate

Encontro debaterá este ano, a relação entre a dramaturgia cinematográfica e as ideologias baseadas nos dois filósofos

O IX Encontro Nietzsche-Schopenhauer, realizado pelo grupo Apoena, trará o diálogo estabelecido entre filosofia e a sétima arte. São trabalhos de autores filiados aos filósofos alemães assim como a possibilidade de tanto docentes como alunos (mestrando ou em graduação) de apresentarem temas voltados para a temática do evento, ou para os próprios filósofos nas sessões de comunicação. O encontro terá entrada gratuita, e acontecerá entre 22 e 24 de novembro, no auditório do Porto Iracema e no auditório do Dragão do Mar.

De acordo com o professor Gustavo Costa, do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e fundador do grupo, o evento não somente abrirá um olhar mais crítico às pessoas com respeito ao cinema, mas também à filosofia, que tem sido mais explorada nos longas-metragens, provocando inquéritos aos espectadores, e desmentindo a velha história de que o cinema é apenas uma forma de entretenimento. “Como o cinema é, de longe, a manifestação artística mais popular, acredito que com isso vamos atrair mais pessoas”, afirmou Gustavo.

Gustavo Costa, professor de filosofia no Centro de Humanidades da Uece e coordenador do grupo Apoena e a professora de filosofia Janiê Maia, ouvinte e participante do evento na área de comunicação (Foto: Divulgação)

A proposta do grupo Apoena é justamente ter uma visão mais ampla, atribuindo termos filosóficos das artes, das ciências sociais e suas aplicações. O grupo de estudos realiza eventos que trazem essa proposta anualmente, desde 2009, com temas variados.

Janiê Maia, professora de filosofia na empresa Professora Marly Ferreira Martins (EEEP), amante de cinema e ouvinte do evento, diz que a questão da moral de Nietzsche está presente em muitos filmes. Acrescentou, ressaltando que o cinema é a melhor forma de o espectador interpretar a obra da sua maneira.

Janiê afirmou também que o cinema tem adquirido mais estratégicas de marketing, do que levantar propriamente indagações. E o evento poderá abrir a visão crítica das pessoas com respeito às obras dramatúrgicas. A professora avalia que o Estado do Ceará não apresenta muitos eventos desse tipo, como em São Paulo ou no Rio de Janeiro. “E se apresenta, não é bem divulgado”, disse.

Cineastas locais irão participar exibindo curtas ou trechos de longa metragem para o público. E haverá exibição de máscaras feitas para o congresso, atribuindo a mesma temática (não foram divulgados os nomes dos artistas).

Para saber mais sobre o grupo Apoena e o congresso, seus requisitos necessários para a participação nas conferencias e minicursos com a intenção de requerer certificado, assim como para as comunicações orais, as informações estão disponíveis neste link.

Serviço:
Porto Iracema das Artes (Comunicações e Minicursos)
Endereço: R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE, 60090-390
Telefone: (85) 3219-5865

Auditório Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Conferências e Mesas-Redondas)
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE, 60060-390
Telefone(85) 3488-8600

Data: 22 a 24 de novembro

Texto: Neyliana Maia Frota (3º semestre – jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , , , ,