FESTIVAL DO SOFTWARE: Alunos fazem exposição de trabalhos acadêmicos

• rsz__dsc0200
  • rsz__dsc0202
  • rsz__dsc0209

Estudantes do curso de Sistemas de Informação da FA7 realizam mostra de jogos e softwares desenvolvidos em sala de aula

Festival possibilitou oportunidade para divulgação de projetos desenvolvidos por alunos da FA7 (Foto: Layana Vale)

Música alta, conhecimento, alegria e bom-humor por todos os lados. Foi este o clima da abertura do Festival de Software, na noite desta quarta-feira, 25, na Faculdade 7 de Setembro (FA7). Atração da décima quinta Semana de Sistemas de Informação, o Festival mostrou jogos, sistemas web e aplicativos para celulares desenvolvidos por alunos e a motivação para o mercado profissional.

De um lado, alunos expondo seus trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de estágio supervisionado I, II e III; Computação Gráfica e Sistemas Multimídia; do outro, trazendo o Just Dance, jogo de coordenação motora, e o Oculus Rift, criador de realidade virtual, para a diversão dos visitantes. Para o professor Eduardo Mendes, coordenador do DESI, Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas, os alunos se dedicaram sobremaneira. “Nós tivemos reuniões para organizar todas as ideias. Mas foram os alunos que levaram à frente o projeto”, afirma.

O Festival do Software trouxe para os alunos a prática da iniciação científica, empreendedorismo e a realidade de trabalho. É o que afirma o coordenador do curso, Marum Simão. “Trazer o mundo profissional para a realidade do aluno é fundamental”, conclui.

Para o diretor acadêmico da instituição, Ednilo Soárez, o evento foi criativo e estimula o crescimento profissional dos alunos. “Nesse momento de confraternização, a competitividade despertada ao ver os projetos uns dos outros gera desejo de buscar coisas melhores pra si mesmo”.

Trabalhos

Todos os 34 softwares em exposição foram desenvolvidos pelos alunos. William Araujo criou o jogo “Origame”. O game tem como finalidade desenvolver habilidades cognitivas como memória, atenção e percepção. O estudante pretende finalizar seu aplicativo e lançá-lo em plataformas virtuais em breve.

Alyson Rodrigues desenvolveu “Sky”, jogo onde balões devem desviar de nuvens. Ele também pretende finalizá-lo e lançá-lo na web o quanto antes.

Paloma Magalhães
4º semestre