FÉRIAS: Mais um semestre chega ao fim.

Centro universitário sete de setembro iniciou o período de férias nesta sexta-feira (17) e já possui expectativas positivas para o semestre 2022.1

Os meses de  junho e julho são tradicionalmente conhecidos pelas férias, momento muito esperado, principalmente, pelos estudantes que pretendem descansar e se afastar da rotina intensa e estressante das salas de aula.

Diferente dos processos trabalhistas, para os estudantes o período de recesso é maior, durando cerca de 40 dias entre os meses de junho e julho e entre os meses de dezembro e janeiro.

No Centro Universitário Sete de Setembro (UNI7) as férias chegaram nesta sexta-feira, 17, exceto para os alunos que necessitam da prova de segunda chamada, que têm até o dia 22, para a entrega dos trabalhos finais.

Para os professores e coordenadores da instituição, ainda faltam alguns dias para o início desse descanso, pois antes é necessário ser organizada a grade de disciplinas  ofertadas para o semestre 2022.2, assim como todo o planejamento de aula e de logística para a retomada dos alunos em agosto.

O professor dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito,  Ricardo Coimbra comentou sobre o planejamento para esse início de férias na UNI7. “A organização e o planejamento foi semelhante ao que se tinha antes da pandemia, tinha os semestres com as disciplinas presenciais já estruturado, as aulas e os conteúdos devem ser atrativos, interessantes, com a utilização de diversas metodologias ativas, para gerar não só aprendizado, mas também a prática dos conhecimentos”.

Para o próximo semestre, os profissionais acadêmicos possuem um ponto de vista positivo. A expectativa é ter  aumento de alunos nas salas presencialmente, após a vacinação em massa contra a Covid 19. O professor Ricardo Coimbra falou sobre as expectativas para as turmas de 2022.2 “Em 2022.1, notamos as pessoas mais interessadas, mais proativas do que tínhamos antes da  Pandemia, as disciplinas presenciais, elas têm esse diferencial do processo de interação, debate, da discussão. Esse processo de retomada ao presencial, se continuado, refletirá melhorias para o número de alunos na sala de aulas, mais possibilidade de contato entre o professor e aluno, fortalecendo essa perspectiva entre ambos”.

Esse aumento gradativo da presença dos estudantes na instituição provocou o aumento das demandas acadêmicas para os alunos e professores, logo, saúde mental e física são tópicos de extrema importância para serem analisados visando reduzir o estresse causado pela rotina rápida. O professor universitário argumentou sobre o assunto.

“O momento das férias é um período de descanso e de oxigenação dos assuntos, os professores muitas vezes buscam a capacitação, então tem o descanso e a reorganização, replanejamento para o semestre subsequente. É um período bastante interessante de 30 dias para que se possa planejar. Para organizar as atividades, questões de prova e de conteúdo, isso acaba sendo muito puxado e intenso , aí você precisa ter esse período de descanso e de reestruturação física e metal”.

Para concluir, o Ricardo Coimbra deixou uma dica para os alunos de como aproveitar as férias de modo consciente e vantajoso.

“Eu acho que a dica é aproveitar e tentar distribuir o tempo desse período, entre descanso, organização e planejamento. É importante buscar algum tipo de aprendizado, algo que se possa agregar ao conhecimento nesse período para que você tenha a possibilidade de usar isso no futuro”.

Assim, a Equipe do NPJOR deseja boas férias aos estudantes, professores e funcionários do Centro Universitário Sete de Setembro.

Texto: Bianca Raynara Araujo de Souza Lourenço

(Jornalismo/UNI7)