16ª FEIRA: Oficina de Stencil proporciona contato com a arte de rua

As cores das tintas e os desenhos em quadro branco chamavam a atenção dos estudantes

Com spray e moldes na mão, os estudantes experimentavam a modalidade de arte de rua (Foto: Marcos Paulo)

Stencil é uma técnica de comunicação urbana aplicada a desenhos, números, letras ou símbolos, que traz ao cotidiano mensagens que muitas vezes, subvertem a visão da sociedade. Com o tema “O que tem dentro de você?” a 16ª Feira das Profissões da Educadora 7 de Setembro, trouxe uma oficina da técnica, nesta sexta, 25, no Espaço Belchior, do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), ministrada por alunos do curso de comunicação social da instituição.

Um dos organizadores, Bergson Tomé afirma que o Stencil é uma arte interativa, fácil e divertida, além de servir como introdução para artes mais elaboradas. Segundo Tomé, a técnica frequentemente aplicada à frases, estimula o pensamento da sociedade no espaço urbano em que é inserida, mas ainda é vista de forma preconceituosa. O estudante de publicidade e propaganda, porém, afirma que essa visão tem mudado com a popularização de artes de rua como cobra, pintura artística de influência das vanguardas europeias, aplicado em prédios e murais urbanos. Para Bergson, a oficina é de extrema importância para a inclusão da arte urbana no contexto educacional, e para desmistificação da arte de rua como marginalizada, produzida por vândalos.

Gessica Sampaio, Denise Lemos, Bergson Tomé e Jessica Pires ministraram a oficina para os visitantes da 16ª Feira das Profissões (Foto: Marcos Paulo)

Aluno de segundo ano do colégio 7 de Setembro, Manassés Lucas diz que a proposta da oficina é muito boa porque insere o estudante na arte, em um método prático, diferente das palestras que, segundo ele, é uma forma de aprendizado muito passiva. Para o estudante o stencil “é uma forma de espalhar a arte na sua própria cultura, no seu modo de ver o mundo”.

Apesar do interesse pela arte, Sara Oliveira vê o Stencil apenas como hobby (Foto: Anderson Souza)

Já Sara Oliveira, segundo ano do colégio 7 de Setembro, explica que a oficina proporcionou o seu primeiro contato com a técnica que ela já havia conhecido. A estudante conheceu o stencil em uma questão da olímpiada de história de 2017, que tinha as artes como temática. Sara afirma que desde então passou a pesquisar sobre a arte de rua na internet.

TEXTO: Anderson Souza (2º semestre/Jornalismo – UNI7)
FOTOS: Marcos Paulo ((2º semestre/Publicidade – UNI7) e Anderson Souza (2º semestre/Jornalismo – UNI7)

Tags: , , , , , , , ,