Fa7 participa de feira das profissões em escola estadual

Coordenadores e estudantes conversaram com alunos da rede pública sobre as vantagens da graduação na Fa7

Hercílio Brito, coordenador do curso de Administração da Fa7, em conversa com alunos da rede estadual. (Foto: Luana Severo)

O ingresso para a universidade é sonho de muitos no Brasil. Só em 2013, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), 7.713.574 destes sonhadores se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – avaliação que possibilita a garantia do ingresso em universidades brasileiras. No Ceará, Estado que teve 393.454 inscritos no Exame, escolas públicas e particulares têm tentado, de inúmeras maneiras, estimular seus alunos a concretizar seus sonhos e assegurar suas vagas em instituições de ensino superior.

Exemplo disso é a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Ícaro de Sousa Moreira, localizada no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. No dia 18 de outubro, com apenas uma semana de antecedência à data de realização do Enem, a escola promoveu uma feira das profissões. Na oportunidade, que contou com a participação de alunos de outras escolas estaduais, foram levantados estandes não de universidades públicas, mas de particulares. Entre elas, da Faculdade 7 de Setembro (Fa7).

O objetivo, de acordo com gestores da escola, durante discurso de abertura do evento, foi mostrar aos estudantes outras possibilidades que garantam seu futuro profissional. Segundo o vice-diretor acadêmico da Fa7, Adelmir Jucá, o número de inscritos no Enem é tão exorbitante que não atenderá a metade das vagas disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – sistema do governo federal que seleciona e distribui candidatos em universidades públicas do país.

"Percebemos suas ansiedades, seus medos e suas dúvidas”, disse o vice-diretor acadêmico da Fa7, Adelmir Jucá, após interação com os pré-vestibulandos. (Foto: Luana Severo)

“Percebemos suas ansiedades, seus medos e suas dúvidas”, disse o vice-diretor acadêmico da Fa7, Adelmir Jucá, após interação com os pré-vestibulandos. (Foto: Luana Severo)

“Há uma desinformação muito grande. Os alunos não conhecem os cursos de outras instituições porque sempre estão sendo preparados para as (universidades) públicas. Mais que isso: não conhecem as modalidades de financiamento e incentivo estatal que hoje existem”, destaca Adelmir Jucá. O vice-diretor ainda falou sobre suas percepções acerca do contato de representantes da Fa7 com os estudantes: “Percebemos suas ansiedades, seus medos e suas dúvidas”.

O estudante do 3º ano da EEEP Ícaro de Sousa Moreira, Wesley Galdino, passou no estande da Fa7 e interessou-se em conhecer o curso de Design Gráfico da instituição. “Pretendo seguir esta carreira. Quero entrar em uma faculdade que me dê o suporte para essa especialização”, conta Galdino. E, em relação às expectativas para o Enem, destaca: “Ele está aí pra isso. Pra ajudar a gente a entrar em uma faculdade, mesmo que particular. Pra fazer algo que a gente quer, não o que nos é forçado”.

Estudantes se inscrevem para o vestibular da Fa7

Durante o evento, os alunos interessados em garantir suas vagas nos cursos de graduação da Fa7, tiveram a oportunidade de se inscrever para o vestibular 2013.2 da faculdade, realizado na tarde de 19 de outubro.

As estudantes Maria Rosiane e Nathália Josineide aproveitaram o momento para se inscrever no vestibular da Fa7. (Foto: Luana Severo)

As amigas Maria Rosiane e Nathália Josineide, ambas do 3º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Senador Osíres Pontes, decidiram se inscrever para o curso de Administração. “Pesquisei e optei pela Fa7 porque é uma das melhores”, disse Maria Rosiane. Nathália Josineide complementa os motivos da escolha: “Optei pela facilidade de inserção no mercado de trabalho”.

A estudante do 2º ano da EEEP Ícaro de Sousa Moreira, Talita Carvalho, disse ter ficado com inclinação para o curso de Jornalismo da faculdade, mas ainda tem um ano de ensino médio pela frente. “Gosto muito de ler e de escrever”, comentou a aluna.

Ao final da feira, foram distribuídas 20 inscrições gratuitas para o vestibular da Fa7.

Tags: , , , , , , ,