FA7 NO CENTRO: Fora da sala de aula estudantes conhecem outra realidade

Estudantes reunidos durante o passeio Fortaleza a pé

Juntamente com professores, os alunos encararam a vida pulsante da cidade, convivendo com sua gente e seu patrimônio histórico

Uma aula diferente, com situações e personagens marcantes. É o que pode deduzir da ação de estudantes, professores e da coordenação de Jornalismo e Publicidade da Faculdade 7 de Setembro (FA7), neste sábado, 14, no Centro de Fortaleza. As mais diferentes disciplinas aplicaram atividades práticas e novas experimentações, como parte do movimento “FA7 no Centro – Jornalismo, Publicidade e Propaganda”. Da Praça do Ferreira ao Passeio Público, uma cidade instigante, com seus contrastes e muitas queixas ao poder público.

A partir das 8 horas, aproximadamente 70 estudantes e 14 professores de Jornalismo e Publicidade, se reuniram na Praça do Ferreira, no coração da cidade. Separados por disciplina, cada grupo de alunos recebeu as últimas orientações de pauta e seguiu em busca dos personagens e coletando matérias segmentadas em editorias e áreas de criação, mostrando a inventividade de quem trabalha, transita e vive no Centro.

Aula prática no centro da cidade

Alunos e professores trocaram experiências no centro da cidade

Sob a orientação e acompanhamento dos professores, as pautas tinham como proposta construir histórias nas mais diferentes plataformas, conhecendo os símbolos do Centro e percorrendo as ruas por meio do Projeto Fortaleza a Pé, do turismólogo Gérson Linhares, conhecendo parte do patrimônio arquitetônico e sociocultural do centro histórico, como praças, estátuas e palacetes e equipamentos tombados.

Os estudantes de publicidade mapearam slogans publicitários e identificaram mensagens publicitárias. Fizeram o levantamento visual dos prédios, reinterpretando graficamente os edifícios, levantando exemplos de negócios e buscando exemplos de estratégias promocionais, dentre outras atividades.

As atividades incluíram também as diferentes plataformas convergentes para webjornalismo e construção de histórias sobre o Centro, seja em webdoc, webrádio, foto e texto. Outros alunos fizeram uma pesquisa com a população sobre a atuação dos meios de comunicação na construção da opinião. E alunos de design e percepção humana tiveram como missão, perceber e reconhecer os símbolos do Centro, para tentar recriá-los e/ou propor novos para a cidade. O encerramento da ação e a confraternização dos grupos aconteceu na Praça dos Mártires, mais conhecido como Passeio Público, no final da manhã.

Tags: , ,