FA7 NO ALTAS HORAS: Edição de verão destaca “cearensidades”

Dividido em quatro programetes, o Altas Horas retrata características do povo e da cultura cearense

A Praia das Fontes, região litorânea localizada a aproximadamente 90 km de Fortaleza, é palco de quatro edições especiais de verão do programa global Altas Horas, conduzido pelo jornalista e apresentador Serginho Groisman. Os especiais foram gravados na última segunda-feira, 3 de fevereiro, nos jardins do Coliseum Hotel. Para participar da plateia, foram convidados estudantes dos cursos de Comunicação Social da Faculdade 7 de Setembro (Fa7) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), bem como alunos de Turismo da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

O objetivo dos programetes, segundo Groisman, é apresentar o Ceará àqueles que não conhecem o estado ou já conheceram e sentem vontade de retornar. Para saber mais sobre as cidades cearenses e suas diferentes culturas, o apresentador entrevistou os universitários da plateia e os artistas convidados para compor o quadro musical: Wesley Safadão, da banda Garota Safada; Xandy e Solange, da banda Aviões do Forró; Falcão, cantor e humorista; e Waldonys, cantor e compositor.

Guilherme Paiva cursa Jornalismo na Fa7 e foi um dos sorteados para participar da plateia do Altas Horas. Segundo ele, a iniciativa da TV Globo é plausível, uma vez que possibilita a difusão da cultura local. “Depois de alguns minutos de conversas e brincadeiras (entre a plateia e o apresentador Serginho Groisman), o motivo da visita ficou bem claro: conhecer o Ceará e seu povo. Em todos os aspectos. Culinária, religião, pontos turísticos, entretenimento e música. Muita música! [risos]”, destaca o estudante.

A estudante de Jornalismo Elayne Costa, que também compareceu à gravação dos programas, concorda com Guilherme e acredita que o povo brasileiro precisa conhecer o Ceará. “O nosso estado é tão rico, tão diversificado. Temos praias, sertões, serras…”, lembra Elayne.

Sucesso nacional

Sempre brincalhão com a plateia, o apresentador Serginho Groisman demonstrou encanto pela orla da Praia das Fontes. (Foto: Felipe Sena)

Jari Vieira, professor de Fotografia da Fa7, falou sobre Juazeiro do Norte, sua terra natal, em entrevista ao apresentador Serginho Groisman. (Foto: Felipe Sena)

Quando Groisman perguntou ao público quem poderia falar sobre a cidade de Juazeiro do Norte e sua forte religiosidade devido à figura do Padre Cícero, as vozes de todos os universitários presentes na plateia ressoaram: “Jari Vieira!”. Aos que não o conhecem, Jari é professor de Fotografia da Fa7 e renomado profissional por ser um dos fotógrafos que mais valorizam os cenários e a cultura de sua terra natal.

Pego de surpresa com a ovação, Serginho Groisman pediu a Jari que se levantasse e dissesse o porquê de tanta popularidade, ao que ele respondeu: “É que sou professor de quase todo mundo que está aqui”.

Repórter infiltrada

Há mais ou menos dois anos, soube que um grupo de estudantes da Fa7 havia viajado a São Paulo e visitado os estúdios da TV Globo, para participar do programa Altas Horas. Do grupo, alguns são meus amigos. Lembro-me de ter visto as fotos nas redes sociais e ter ficado morrendo de inveja (branca). Era tipo: “Uau! Conhecer a Globo e ainda participar de um dos programas mais legais da grade? Também quero!”.

Meu desejo pode até ter demorado um pouco a ser realizado, mas se concretizou. Semana passada, soube que haveria uma gravação especial do mesmo programa aqui perto de Fortaleza, em Beberibe, e que 45 alunos da Fa7 teriam sido convidados para participar da plateia. Boom! Na mesma hora me inscrevi para o sorteio. Como sou péssima em jogos de sorte, só acreditei que tinha dado certo quando estava entrando no ônibus que nos levaria ao Coliseum Hotel.

Lá, me dividi. Uma hora eu era repórter do Quinto Andar, batia fotos do ambiente e observava o movimento. Outra hora era uma tiete declarada e tentava, sem sucesso, me desvencilhar dos seguranças para alcançar o Serginho e bater uma foto com ele. Obrigação e divertimento se misturaram. Fenômeno que geralmente acontece no cotidiano da profissão que escolhi para a vida.

Vai ao ar…

De acordo com os produtores do Altas Horas, os especiais vão ser transmitidos nos quatro próximos sábados: 8, 15 e 22 de fevereiro e 1º de março. Vale lembrar que o programa vai ao ar sempre na faixa das 23 horas. Em todo o caso, confira a programação da emissora para o primeiro sábado de março.

Veja galeria do evento:

Tags: , , , , , , , , , , ,

Comentários (4)

• Não faltou, Iracy! Colocamos os créditos tanto nas legendas como nos arquivos das fotos. Só demoramos um pouquinho a colocar todas as legendas, mas já está resolvido. Seus cliques foram “sucesso mundial”! 🙂

Gratos pela colaboração,
      Equipe.