EXTRACLASSE: Aprender com a prática é motivação de uma aula diferente

• 20170520_084536_Burst01
  • Estudantes que participaram do projeto Uni7 no Centro, embaixo do centenário Baobá, no Passeio Público
  • Coordenador Dilson Alexandre fala sobre motivação aos estudantes, em mais uma edição do Uni7 no Centro
  • 20170520_092440
  • Passeio Público, no Centro de Fortaleza

Em atividade de campo, estudantes e professores do curso de Comunicação da Uni7 percorrem pontos turísticos, comércio e ruas da região central da Capital

Alunos dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário 7 de Setembro participaram, no último sábado, 20, da quarta edição do projeto Uni7 no Centro. O lugar escolhido foi a Praça dos Mártires, mais conhecido como Passeio Público, a mais antiga praça da cidade de Fortaleza.

Atividade também é exercício de reconhecimento dos espaços históricos de Fortaleza (Foto: Karine Serpa)

Ao todo, 30 alunos, de um total de oito disciplinas, estiveram no Passeio Público durante toda a manhã. E, nem mesmo a chuva, tirou o entusiasmo de quem preferiu acordar cedo, no sábado, para aprender. A estudante Letícia Rocha, do primeiro semestre de Jornalismo, estava entusiasmada com a oportunidade de colocar em prática o que tem aprendido em sala de aula. “Aqui a gente aprende realmente como acontece, porque a gente está praticando”, disse.

O Uni7 no Centro é um projeto que acontece desde 2015. Foi idealizado e vem sendo apoiado pela professora Ana Márcia Diógenes, com participação de todos os professores. O objetivo é expandir o conhecimento do aluno, tanto relacionado à teoria, que é vista em sala, como possibilita ao aluno uma melhor compreensão da importância dos espaços públicos, no Centro de Fortaleza. “A ideia é tirar o aluno de dentro de sala de aula e o trazer para o centro, para que ele tenha olhares diferenciados”, avalia a professora.

Depois da tradicional foto embaixo do Baobá – árvore africana, plantada pelo político cearense, Senador Pompeu, em 1910 -, os alunos saíram para executar suas pautas. Em duplas, trios ou sozinhos, eles se espalharam e se misturaram com outras atividades que estavam sendo desenvolvidas também no Passeio Público: um piquenique de uma creche em homenagem ao dia das mães, uma aula de campo para alunos do ensino médio e uma reunião de amigos; além, claro, de pessoas que simplesmente passeavam pelo lugar.

Professor Miguel Macedo passa orientação aos alunos de jornalismo (Foto: Karine Serpa)

Toda ação aconteceu sob o olhar atento do coordenador dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Uni7, Dilson Alexandre, que, em nome da instituição, garantiu o apoio à iniciativa. “O projeto pedagógico dos cursos prevê esse aprendizado complementar e incentiva tudo que for além da sala de aula e diferentes conhecimentos e aplicação no exercício da prática”.

Dilson defendeu ainda a escolha do Centro de Fortaleza para a execução do projeto. “É no Centro porque é uma região histórica da cidade, onde o comércio é pulsante. Então, para o aluno que conta histórias, como o aluno de jornalismo ou para o aluno que observa o mercado, como o estudante de publicidade, aqui é um ambiente que congrega essas atrações. Fazer esses jovens conhecerem a Cidade, vai além do muro do Centro Universitário”, acrescentou.

A ação só terminou por volta do meio dia. Professores, alunos, monitores, fotógrafo e cinegrafista terminaram a manhã com uma sensação boa, de dever cumprido; deu tudo certo.

E se valeu a pena ter acordado cedo em pleno sábado? A estudante de jornalismo, Roberta Linhares, responde: “Claro que valeu! É muito legal esse tipo de atividade porque a gente interage com os professores fora da sala de aula, conhece alunos de outros semestres, de outros cursos e ainda entrevistamos pessoas e contamos um pouco da história delas. Ainda tive a oportunidade de conhecer o Passeio Público!! É muito importante conhecer melhor a história da nossa Cidade”.

Texto: Karine Serpa (1º semestre – Jornalismo)

Tags: , , , , , , ,