EXPOSIÇÃO: Monumentos de Fortaleza na visão dos alunos de Design Gráfico

Mostra de trabalhos, que associam design e fotografia, é realizada no 5º andar da Fa7

O estudante Paulo André Magalhães fotografou a Catedral da Sé e achou uma ótima experiência (Foto: Lucas Leite)

Trabalhos dos estudantes do 2º semestre do curso de Design Gráfico da Faculdade 7 de Setembro (Fa7), estão em exposição no 5º andar. São fotografias de prédios e monumentos com relevância cultural de Fortaleza. O trabalho foi desenvolvido nas disciplinas de Produção e Edição de Imagens, com o professor Humberto de Araújo, e de Fotografia, com o professor Jari Vieira.

Para Humberto, o objetivo principal do trabalho é fazer os estudantes saírem do roteiro normal, de suas zonas de conforto, de estarem só desenvolvendo trabalhos em frente ao computador. “A proposta é fazê-los ficar um pouco desconectados, para eles observarem e perceberem mais o que está ao seu redor, terem percepções diferentes e novas, aguçar, treinar e apurar suas visões”, disse.

Segundo o professor, os estudantes poderiam apenas editar alguma foto que já existia, “mas eles mesmos foram e fotografaram as imagens que mais tarde iriam editar, então foi um trabalho completo”, destacou Humberto.

Já a escolha pela fotografia de prédios e monumentos culturais da cidade foi em função do objetivo principal na edição das imagens. A proposta era para remover a predominância das cores, uniformizar a imagem, deixar mais branco, preto e cinza, o que paisagens urbanas possibilitam de fazer.

“Foi ótimo desenvolver essa atividade. Foi um trabalho muito bem pensado, que colocou os alunos para se mexer, não ficar só na frente do computador. Também foi muito importante para treinar a nossa visão, como sugere o professor Jari”, disse a estudante Taís Santiago, que fotografou a Catedral da Sé.

Ana Clara Jovino
3º semestre