Estudantes simulam redação no fechamento do jornal Papiro

Da esq. para a dir., os professores responsáveis por coordenar a Sala de Notícias (Papiro): Tarcísio Bezerra, Edma Gois, Andrea Araújo, Jari Vieira, Dilson Alexandre e Miguel Macedo. (Foto: Iago Alencar)

A noite da última terça-feira, 21, testemunhou o espírito de uma redação invadir o laboratório 52 do quinto andar, para colocar em prática a produção do jornal Papiro 13.1. O trabalho final em equipe é a atividade prática da disciplina de Jornal Laboratório do curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro.

O fechamento do jornal integra o projeto Sala de Notícias, que é uma atividade interdisciplinar e contou com os esforços dos alunos das disciplinas Jornal Laboratório, ministrada pelos professores Rafael Rodrigues (manhã) e Edma Góis (noite). Participaram também alunos de Fotojornalismo, sob a supervisão do professor Jari Vieira, Planejamento Gráfico em Jornalismo, do professor Tarcísio Bezerra, e Design Editorial, da professora Andréa Araújo, com apoio do professor Miguel Macedo.

Tarcísio Bezerra, um dos coordenadores da atividade, ressaltou as divisões de trabalho que se unem para surgir a unidade, que é o produto final, amplo e holístico. “Temos ilhas para produção e edição de texto, diagramação, fotografia, sempre com a supervisão de professores e que todos que participam só tem a lucrar”, ressaltou o professor.

“Uma experiência fundamental. Acredito que o momento que o aluno mais espera dentro de uma faculdade (de jornalismo) é entender que aquilo que ele está fazendo aqui dentro é aplicado no mercado”, destaca Jari Vieira.

Estudantes e professores analisam versões antigas do Jornal Papiro. (Foto: Iago Alencar)

O aluno Iuri Costa, do 6º semestre de Jornalismo, comemora a oportunidade ao afirmar que é importante para a vida acadêmica e profissional do aluno. “Acadêmica porque você descobre como é o funcionamento de uma redação, e profissional porque no futuro serve de experiência e para o currículo”.

“O Papiro é importante, pois é um dos momentos técnicos do curso e é o momento em que os alunos têm a oportunidade de vivenciar uma redação simulada, o que é o deadline (prazo final de entrega da matéria)”, explica uma orgulhosa Edma Góis, responsável pela próxima edição do Papiro, ao lado do professor Rafael.

A produção iniciou às 19 horas e terminou por volta de 22h30, com a checagem final da editora-chefe Edma Góis. O coordenador do curso de jornalismo, Dilson Alexandre, agradeceu a presença de todos e elogiou o esforço em conjunto das turmas envolvidas e ressaltou a importância desse momento de simular uma redação, transformado num projeto final, a nova edição do Jornal Papiro.

Agora só resta esperar o fechamento e a edição impressa.

(Daniel Herculano)