Estudantes de Jornalismo da Fa7 visitam grupo O Povo de Comunicação

Alunos do primeiro semestre visitam pela primeira vez a redação de um grande jornal

Na tarde da última quarta-feira, 2, os alunos do primeiro semestre do curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro visitaram o Grupo O POVO de Comunicação. Acompanhados pela professora da disciplina de Introdução ao Jornalismo, Edma de Góis, os estudantes tiraram dúvidas sobre a profissão e conheceram o funcionamento do jornal.

Sara Maia, editora de fotografia do jornal O Povo, conversou com os alunos sobre suas experiências. (Foto: Felipe Gomes)

Sara Maia, editora interina de fotografia do jornal O Povo, conversou com os alunos sobre suas experiências. (Foto: Felipe Gomes)

A visita, que durou pouco mais de uma hora, transcorreu em clima de grande informalidade. Os estudantes foram recepcionados pela editora do Jornal do Leitor, Jacqueline Costa, e pelo pedagogo Carlos Eduardo. A primeira parada aconteceu na redação, onde os alunos puderam observar a dinâmica de trabalho dos jornalistas e as divisões por editorias do jornal, quanto das diferentes plataformas do grupo (redação do jornal impresso e do portal).

Na redação, alguns profissionais dividiram suas experiências com a turma. A editora de fotografia interina, Sara Maia, e o chargista Clayton esclareceram dúvidas sobre influência editorial e os critérios de publicação. Em um segundo momento, os alunos foram levados à biblioteca José Raymundo Costa, onde se localiza o arquivo digitalizado do jornal, e visitaram os estúdios da Rádio O POVO CBN. Além de saberem um pouco mais sobre as técnicas do veículo e as questões de logística da rede, a turma acompanhou uma transmissão ao vivo.

A aluna Brena Gomes, 18 anos, uma das estudantes presentes à visita, disse se surpreender com esta primeira experiência. “Foi bom perceber que os jornalistas gostam do que fazem. O Clayton (chargista) está há 17 anos no jornal e ainda demonstra paixão pelo que faz”, comentou.

Ao todo, 20 alunos das turmas da manhã e da noite participam da visita ao grupo O POVO. Para a maioria dos estudantes, esta foi a primeira visita a uma redação de jornal

Felipe Gomes
1º semestre