Notícias

Estudantes de Comunicação da Fa7 vencem Prêmio Gandhi 2013

Categoria:

Uni7 Informa

1

Foram dois prêmios na categoria estudantes para a Faculdade 7 de Setembro

O estudante de jornalismo Bruno Mota, 22, e o publicitário recém-formado, Fabricio Alves, 30, venceram o prêmio Gandhi de Comunicação nas categorias Mídia Impressa e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), respectivamente.

O estudante de Jornalismo Bruno Mota venceu a categoria Mídia Impressa, com a reportagem "Campeões da Vida". (Foto: Tarcísio Feijó)

O estudante de Jornalismo Bruno Mota venceu a categoria Mídia Impressa, com a reportagem “Campeões da Vida”. (Foto: Tarcísio Feijó)

A sexta edição do prêmio, organizado pela Agência da Boa Notícia, ocorreu na noite da última quinta-feira, 10, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em Fortaleza.

Bruno Mota, vencedor com a matéria “Campeões da Vida”, publicado no jornal Papiro da Fa7, agradeceu ao ex-professor da instituição, Rafael Rodrigues, por ter apoiado a iniciativa. “Ele comprou a ideia, me deu grande apoio para realizar esse projeto. Uma parcela desse prêmio também é dele. Me envolvi muito com esse trabalho, com os personagens. São pessoas guerreiras. Esse prêmio é mínimo em relação ao esforço que essas pessoas fazem para subir na vida por meio do esporte, e se tornarem bons cidadãos”, disse.

Fabricio Alves, vencedor com o documentário “Oficinas de Afeto: Quando a colaboração modifica a vida de dependentes químicos”, disse que mesmo depois do trabalho ter sido aprovado pela banca julgadora na faculdade, ainda não havia percebido a importância do documentário para os dependentes químicos. “A minha ficha ainda não tinha caído em relação à qualidade do conteúdo, o prêmio Gandhi, simbolicamente, representa muito do que eu quis transmitir com esse documentário”, afirmou.

Os trabalhos

“Campeões da Vida” conta a história de jovens atletas que enfrentam as dificuldades sociais e financeiras impostas a quem deseja seguir no esporte como profissão. Veja a matéria na íntegra.

Fabrício Alves, concludente do curso de Publicidade e Propaganda, venceu a categoria TCC com o projeto "Oficina de afeto: quando a colaboração modifica a vida de dependentes químicos". (Foto: Tarcísio Feijó)

Fabrício Alves, concludente do curso de Publicidade e Propaganda, venceu a categoria TCC com o projeto “Oficina de afeto: quando a colaboração modifica a vida de dependentes químicos”. (Foto: Tarcísio Feijó)

O documentário “Oficinas de Afeto: Quando a colaboração modifica a vida de dependentes químicos” aborda a dependência química como um problema de relevância mundial. O documentário mostra como é possível contribuir na reabilitação de viciados em drogas por meio de oficinas profissionalizantes que falam de comunicação para pacientes do Centro de Convivência Elo de Vida do Hospital de Saúde Mental de Messejana.

Fórum Comunicação e Juventude

Uma conversa sobre a juventude no contexto da violência e as alternativas para a paz abriu a cerimônia de entrega do Prêmio Gandhi com o “Fórum Comunicação e Juventude – Uma reflexão sobre o Desarmamento e a Cultura de Paz: O jovem como agente e vítima da violência”.

Os convidados para a conversa foram o professor, escritor e conferencista Clóvis Nunes, coordenador do Movimento Internacional pela Paz e Não Violência (MovPaz) e da Rede Desarma Brasil; o coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), da Universidade Federal do Ceará – UFC, professor César Barreiro; a jornalista Lucila Cano, colunista sobre Responsabilidade Social e Ética em diversos jornais de todo o Brasil, inclusive no jornal O POVO; a professora Sandra Helena de Sousa, da Universidade de Fortaleza (Unifor); e Mateus Pires, do projeto Jovens Agentes da Paz (JAP), do bairro Bom Jardim, em Fortaleza.

Agência da Boa Notícia

A Agência da Boa da Notícia foi criada em 2007 e surgiu da necessidade de propagar a paz e da vontade de passar e receber boas notícias. A inciativa partiu do professor e jornalista Souto Paulino, que contou com o apoio do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará (Sindjorce) na criação da ABN. O prêmio Ganghi de Comunicação nasceu com a agência e já recebeu mais de 412 trabalhos inscritos em suas seis edições.

Confira a lista completa dos vencedores:

CATEGORIA – PROFISSIONAL – JORNALISMO IMPRESSO

Jornal O Povo
Título da matéria: Mil Dias na Floresta: Expedição Cocó
Equipe: Ana Mary C. Cavalcante, Cláudio Ribeiro, Demitri Túlio S. Araújo, Emerson Maranhão, Erick Guimarães e Fátima Sudário

CATEGORIA PROFISSIONAL – FOTOJORNALISMO

Jornal O Povo
Foto/Matéria: Em busca da Paz
Autor: Deivyson Teixeira

CATEGORIA PROFISSIONAL: JORNALISMO PARA INTERNET

Portal da TV Supren
Matéria: Série “Vida Candanga – A cultura cearense no coração do Brasil”
Equipe: Adão Barbosa, Carlos Alexandre Maíra Streit, Clarimundo Barbosa, Giovanni Fierro, Lucas Matias, Luciana Lacerda, Manaíra Lacerda e Simara Rocha

CATEGORIA PROFISSIONAL – RADIOJORNALISMO

Rádio Verdes Mares
Matéria: Programa Especial – Maioridade Penal
Equipe: Diego Soares de Oliveira, Lyana Maria França da Costa Ribeiro

CATEGORIA PROFISSIONAL TELEJORNALISMO
TV Jangadeiro
Título da matéria (série): Pré-Carnaval: Do povo para o povo
Equipe: Igor Fernandes, Juliana Castanha, Nonato Albuquerque e Nonato Alves

CATEGORIA PROFISSIONAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Agência Mota Comunicação
Título do Trabalho (Campanha): Violência contra mulher
Equipe: Diego Bernardes, Emmanuel Brandão, Marina Moraes, Musa Lyra, Orlando Mota, Thomaz Fernandes e Willemberg Chaves

CATEGORIA ESTUDANTE – JORNALISMO MÍDIA ELETRÔNICA

Universidade Federal do Ceará – UFC
Matéria (Rádio): Identidade Kariri – Dia da Paz e Não Violência
Equipe: Amanda Salustiano dos Santos, Débora Silva Costa, Dominique Ribeiro da Silva, Maria Jayana Rosado Matias e Maria Valéria Alves Sousa

CATEGORIA ESTUDANTE – MÍDIA IMPRESSA

Faculdade 7 de Setembro – FA7
Matéria: Campeões da Vida
Autor: Bruno Parente Correia Mota

CATEGORIA ESTUDANTE – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC

Faculdade 7 de Setembro – FA7
TCC/Título: Oficinas de Afeto: Quando a colaboração modifica a vida de dependentes químicos
Autor: Fabrício Pereira Alves

CATEGORIA ESTUDANTE – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Não houve inscritos.

Tags: , , , , , ,

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.