ESTÁGIO PROFISSIONAL: Na faculdade, a direção; no mercado, a experiência

Rodrigo Barros diz que saber lidar com a convergência é a chave para conquistar nos espaços

Estagiar dentro da área do seu curso é o desejo da maioria dos estudantes no Ensino Superior. Alcançar este objetivo, entretanto, exige preparação e muita paciência, pois muitas empresas só aceitam alunos que estão cursando a partir do 3º ou 4º semestre, além do mercado ser bastante concorrido.

Estudante do 7º semestre de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7), Rodrigo Barros conseguiu um estágio na assessoria de comunicação do Fórum Clóvis Beviláqua, mas não foi tão fácil. Ele teve que fazer uma prova escrita, ficou em 4º lugar e, somente após oito meses, foi chamado para ocupar a vaga.

Rodrigo acumula experiência multimídia na assessoria do Fórum

No Fórum, Rodrigo é responsável por atender as demandas da imprensa, mas, além disso, desempenha diferentes funções e convive diariamente com a convergência de mídias, o que exige dele, uma polivalência profissional. “A gente faz um trabalho multimídia. Utilizamos revista, rádio, internet e TV”, explica ele.

O estudante também conta que essa não foi sua primeira oportunidade de estágio. “A primeira oportunidade quem me deu foi a própria faculdade. Tive um bom desempenho na disciplina de telejornalismo e fui convidado a participar como apresentador e repórter da TV7″, destacou. Além disso, foi da 15ª turma do Curso Novos Talentos, do jornal O Povo. Trabalhou nas editorias de Esporte e Negócios, além de ter sido produtor na TV O Povo. “Tive convites para ficar, mas, na época não pude aceitar”, lembra.

Rodrigo atenta para a importância do estágio como gerador de experiência. “A faculdade é muito importante, é um direcionamento. Mas, a experiência se adquire no estágio”, disse. E para quem busca estagiar, ele aconselha: “Tem que se preparar desde cedo. Tem de correr atrás e ficar atento para quando uma oportunidade surgir”.

Rayanne Dutra
2º semestre