ESTÁGIO PROFISSIONAL: A experiência de unir a agilidade com o que se escreve

Para Glenna Cherice, o desafio é escrever de forma correta e que chame a atenção do leitor

Glenna diz que trabalhar no Portal Online exige atenção e cuidado no que se escreve (Foto: Renato Ferreira)

Saber aplicar a teoria ensinada na faculdade para a prática do dia a dia. É esta a principal dica para quem está prestes a entrar no mercado de trabalho como estagiário na área de comunicação. Assim, a aluna Glenna Cherice, do curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7) destaca sua atual experiência. Tudo que é ensinado na faculdade faz todo sentindo na hora em que se está em uma redação, e participa de toda a correria para a apuração das noticias que serão repassadas em um portal online.

A estudante começou seu estágio no sexto semestre, no Portal Online do jornal O Povo. Ela é responsável pelo canal Mais Noticias que, como ela mesmo descreve, “fica na cor lilás, na home do portal”. Dentro deste espaço estão disponíveis cinco subcanais que se dividem em: Brasil, Mundo, Curiosidades, Saúde e Tecnologia, do qual ela fica responsável de fazer matérias sobre esses temas e divulgar no site.

Sobre sua aprendizagem no jornal, garante que só tem aprendido cada vez mais, apesar de ressaltar que certas vezes lhe bate um receio em relação às matérias que ela posta e sobre acontecimentos que possam lhe afetar emocionalmente. Ressalta, porém, que está se preparando para as situações que possam acontecer. Diz ter percebido que a dinâmica dentro da redação tem toda uma harmonia, por mais que sejam trabalhos distintos, tanto na diagramação, no impresso e entre os outros meios. Isso é nítido ao ver a matéria pronta.

Para a estudante, ter uma boa escrita é fundamental para quem está começando no mercado de trabalho (Foto: Isabelle Rodrigues)

Recentemente, Glenna teve a experiência de participar de algumas matérias sobre o São Paulo Fashion Week, em parceria com a repórter Paula Lima, que lhe repassava informações diretamente de SP.Ela escreveu as matérias que saíram no portal. O mais interessante de tudo é que a estudante está preparando seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) justamente sobre o SPFW, a partir das matérias do O Povo. “Essa experiência é única”, diz, para agregar tanto em sua bagagem futura como no seu conhecimento.

Assim como outros alunos da FA7 que já estão no mercado de trabalho e que demoraram a entrar pela falta de oportunidades, Glenna afirma que os estudantes precisam exercitar a escrita sempre. Saber usar todas as teorias que foram passadas na faculdade também é essencial. E, principalmente, “ter paciência e aguardar, que o momento de cada um, um dia, vai chegar”.

Lígia Duarte
7º semestre