ESTÁGIO PROFISSIONAL: A difícil tarefa de conciliar trabalho e conclusão de curso

Na primeira experiência, Gabriela Neres conhece o funcionamento interno de uma assessoria de imprensa

O estágio, muitas vezes, faz com que se aprenda, na prática, aquilo que foi visto em sala de aula. Com a estudante Gabriela Neres, porém, foi diferente. Quando iniciou o estágio na assessoria de comunicação da Secretaria Regional II, da Prefeitura de Fortaleza, há um ano e quatro meses, a estudante ainda não havia visto a disciplina da área na faculdade.

Na época, mesmo sem conhecimento, aceitou o desafio e o auxílio acabou sendo revertido. “Foi o estágio que me ajudou na disciplina. Aprendi tudo no dia a dia e minha chefe me ensinou muita coisa. Quando fiz a disciplina, já sabia muito do conteúdo”, lembra.

Já cursando o 7º semestre do curso de Jornalismo na Faculdade 7 de Setembro (FA7), Gabriela parece ter que se dividir em muitas para realizar todas as atividades do dia-a-dia: além de estagiar durante 4 horas, está, também, em processo de produção do tão temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Mas, para isso, Gabriela sempre foi uma aluna dedicada. Por nunca ter reprovado nenhuma cadeira durante todo o curso, conseguiu aliviar em seus dois semestres finais, para se dedicar somente ao projeto final sem ter que se preocupar com outras disciplinas.

Apesar do histórico de responsabilidade, ela conta que, ao começar a estagiar, tornou-se ainda mais responsável, tanto com as atividades do estágio quanto com as da faculdade, pois só assim para conseguir cumprir com todas as suas obrigações.”Quando você começa a estagiar, mesmo que seja só por quatro horas, você se cansa. E tem sempre alguma coisa da faculdade pra fazer. É difícil conciliar o estágio, as atividades da faculdade, a vida pessoal. A minha maior dificuldade é achar tempo pra tudo”, explica.

Para a estudante, existe uma diferença enorme entre a teoria e a prática da assessoria de imprensa

A assessoria de comunicação nunca fez parte dos planos de Gabriela. Agora, porém, está no topo, e ela pretende se especializar na área. Apesar de o mercado ser concorrido,a estudante diz que ele é bem amplo. “Imagino que a experiência que tenho com esse estágio irá me ajudar.Assessoria foi uma área que me conquistou porque você pode fazer um pouco de tudo. É uma área que abriga todas as outras do jornalismo. E, também, gosto do contato com as pessoas, com os outros repórteres”, conclui.

IaneEverdosa
6º semestre