ESTÁGIO PARLAMENTAR: A busca por novos conhecimentos na Câmara dos Deputados

Estudantes de Jornalismo da FA7 fazem estágio de curta duração em grupo de 50 universitários

Deputado Tiririca, entre Gustavo e Gabriela, ao lado de participantes do estágio parlamentar

Novas experiências são sempre bem vindas, ainda mais quando elas trazem conhecimento e aprimoramento profissional. Os estudantes Gabriela Neres e Gustavo Freitas, ambos do 7º semestre de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7), sabem muito bem disso. Desde segunda-feira, 23, eles participam Programa Estágio-Visita de Curta Duração da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O estágio é de uma semana e inclui uma programação extensa que acontece durante todo o dia. Visitas ao Palácio do Planalto, Senado, Câmara dos Deputados e Supremo Tribunal Federal são alguns locais que os universitários conhecem esta semana, entre outras atividades como debates, e encontro com deputados federais.

São 50 vagas por turma. Como qualquer estudante de qualquer curso pode participar, essas vagas se tornam poucas diante da grande procura pelo estágio. “Depois que consegui essa indicação, tive que enviar meus documentos pessoais, um atestado médico e comprovante de matrícula da universidade. O mais complicado é conseguir a indicação, o resto é simples. Ainda fiquei em uma lista de espera, e como alguém acabou desistindo, consegui entrar nesta turma”, conta Gabriela.

Não existem muitas exigências para participar do estágio. É necessário comprovar que é universitário e conseguir a indicação por um deputado federal do estado em que mora. Os interessados devem procurar os deputados federais o quanto antes, pois, cada um, só pode indicar dois alunos anualmente.

A expectativa de Gabriela (na bancada da TV) é aprender mais sobre política. “Estágio vai me acrescentar muito como cidadã também”, diz a estudante

A importância de se participar de programas assim, é que o aluno acaba desenvolvendo interesses por áreas que antes não tinha muito afinidade, ou aprimorando seu conhecimento, como no caso de Gustavo. “Conhecer Brasília e estar por dentro de sua organização básica, já é um conteúdo agregado bastante satisfatório. Entender mais sobre política, área que gosto bastante, e fazer contato com pessoas de diferentes estados está sendo engrandecedor”, destaca Gustavo.

A ida à Câmara Federal, em Brasília, é uma ótima oportunidade para conhecer como funcionam o poder legislativo, afinal nem todos os alunos têm interesse por assuntos políticos, aspecto que pode ser mudado quando se conhece de perto a estrutura política do país. “Não tenho muito interesse em política e sei apenas o necessário. Espero que depois desse estágio meu interesse cresça e meu conhecimento também. Além disso, esta é uma boa chance de conhecer uma cidade tão importante pra nossa história”, relata Gabriela.

Camila Gadelha
7º semestre