ESPORTES: Da faculdade para o mercado, o jornalismo em primeiro lugar

Em conversa com estudantes de Jornalismo, o repórter Bruno Balacó destacou sua vivência profissional em diferentes mídias

Bruno recorda que todo seu aprendizado foi adquirido na universidade enquanto acadêmico (Fotos: Daniel Silva)

Ele já acumula na profissão, experiências nas mais diferentes áreas do jornalismo. Mas, é na cobertura esportiva que Bruno Balacó tem aplicado sua capacidade profissional. Para compartilhar este conhecimento, ele bateu um papo com os estudantes de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7), a convite da professora Ana Márcia Diógenes, na quinta-feira, 28 de maio, no estúdio de rádio. Repórter do jornal O Povo, Balacó falou sobre a vidência na redação, no rádio, na TV e Web, mídias que tem atuado diariamente.

Na conversa, o repórter recordou que todo seu aprendizado foi adquirido na universidade enquanto acadêmico de jornalismo. Ele passava a maior parte do seu tempo na faculdade, tentando assimilar o maior volume de conhecimento possível. Quando tinha a oportunidade de participar de trabalhos em TV e rádio, era o primeiro a se candidatar. Foi assim que descobriu a paixão pelo rádio. Para tanto, contou com o apoio da professora Kátia Patrocínio, da FA7, e se dedicou arduamente a este segmento.

Quando entrou parajornal O Povo, por meio do Curso Novos Talentos, Bruno já levava consigo uma bagagem de muitas horas de estudo e práticanas diferentes mídias que, num futuro, iriam lhe auxiliar. Hoje, ele se divide como editor do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO), redator do blog Clube da Luta e comentarista da TV O POVO e Rádio O POVO/CBN

O repórter destacou suas experiências na cobertura do futebol cearense e na barreira que trava quando o assunto é MMA(do inglês:mixedmartialarts (MMA); são artes marciais que incluem tanto golpes de combate em pé quanto técnicas de luta no chão).

A convite da professora Ana Márcia, Bruno tirou dúvida dos acadêmicos da FA7 (Fotos: Daniel Silva)

Lembrou ainda de como se sentiu participando ativamente da cobertura da Copa do Mundo, em 2014, e do episódio lamentável na final doCampeonato Cearense 2015. Trabalhando na cobertura da partida, presenciou de perto, no gramado, as cenas de violência entre grupos de torcedores de Fortaleza e Ceará, na Arena Castelão.

Ao final, Balacó tirou as mais variadas dúvidas dos alunos, tanto que excedeu o tempo da gravação. Ao final, ele deixou um recado: “que aproveitem tudo que a faculdade possa lhes proporcionar. Estudem, perguntem, tirem suas dúvidas, pois, aqui, é o lugar para errar e aprender.” Ficou agendado um novo encontro para debater os tópicos abordados nas perguntas com mais profundidade no próximo semestre.

Janaina Ramos
4º Semestre