EMPODERAMENTO: Projeto Elas Falam busca ampliar o protagonismo feminino

marketing digital

O objetivo é fazer com que mulheres compartilhem assuntos específicos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UNI7

Idealizado pelo Diretório Acadêmico Patrícia Galvão (PAGU), a iniciativa procura abordar, principalmente, o desafio de ser mulher dentro da comunicação social. A primeira palestra foi sobre Marketing Digital com as co-fundadoras do projeto “Elas”, Camila Bart, coordenadora de marketing digital da Barros Soluções, Aryane Teixeira, analista de SEO da startup Resolvvi, e Rayane Nunes. O encontro aconteceu na última segunda-feira, 7, no 5º andar do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Entre os assuntos da pauta, as palestrantes falaram sobre a carreira e o motivo de terem criado o projeto “Elas”, e deram dicas de marketing digital, SEO, conteúdo, inbound marketing, automação, smarketing, mindset, growth, data driven e de como ascender no mercado. Camila Bart enfatiza a importância dos estudos e, principalmente, da leitura assídua. Para ela, o bom profissional precisa ser ligado, analítico, flexível, cientista, ter coragem e convicção.

Camila Bart, Aryane Teixeira e Rayane Nunes estimularam a presença feminina no mercado e destacaram as novidades do marketing digital compartilhando ferramentas, livros e cursos sobre o assunto.

O projeto “Elas” é formado por três mulheres que estavam sentindo falta de referências femininas no mercado digital. As fundadoras buscam compartilhar conhecimentos e mostrar que todas as mulheres também são capazes de alcançar seus objetivos em qualquer um dos ramos da comunicação. “Estamos aqui para sermos ouvidas e ouvir”, ressaltam as co-fundadoras. Atualmente, elas possuem um grupo no Linkedin com quase 500 mulheres de todo o país, onde promovem conteúdo, discussões, debates e encontros.

Victoria Kloe, atual presidente do diretório, conta que o Elas Falam surgiu em agosto, como pauta a ser abordada somente na Semana da Comunicação 2019.2. Mas, após muitas discussões, elas decidiram ir além e implementar como projeto, ainda sem uma periodicidade formada. A escolha do tema foi feita por meio de uma análise, onde concluíram que o perfil do aluno da UNI7 é o que quer falar sobre muito networking.

Para Victoria, há pouca representatividade das mulheres em agências. “A pauta feminina ainda é bastante isolada, até mesmo dentro do movimento estudantil. O impacto profissional, para mim, é na questão de trazer um olhar mais maduro para dentro da universidade, e mostrar sim que há uma desigualdade”, ressalta.

Fátima Belarmino, estudante de jornalismo da UNI7, afirma que o tema abordado pelas palestrantes é a confirmação de que esse é o caminho que tanto os publicitários como os jornalistas têm que ter em comum. Para ela, a palestra foi essencial, pois houve enriquecimento de ideias. “Tem que tirar esse ‘preconceito’ de que estratégia e números não faz parte da comunicação social. Mensuração de dados é a própria fonte”, conclui.

Durante a palestra, foram dadas diversas dicas de conteúdos sobre o assunto, entre elas:

Blogs: Rock Content, Resultados Digitais, Neil Patel, Search Engine Land, Blog da Moz e Blog da SEMrush.

Livros: Marketing de Conteúdo: A moeda do século XXI – Rafael Rez, Marketing de Conteúdo Épico: Joe Pulizzi, Obrigado pelo marketing – Vitor Peçanha, Everybody Writes – Ann Handley.

Texto: Lara Silveira (5º semestre – Jornalismo/UNI7)

Foto: Victoria Kloe (3º semestre – Publicidade/UNI7)

Tags: , , , , , ,