EMBAIXADOR: Engenheiro cearense estuda e faz carreira na Dinamarca

Alfredo Leão integra equipe que investirá no mercado brasileiro visando a superar crise de mão de obra qualificada

O cearense Alfredo Leão, à esquerda, quer investir em desenvolvimento sustentável

Um dos dois brasileiros participantes do programa Jovens Embaixadores da Boa-Vontade, na Dinamarca é o ex-aluno do Colégio 7 de Setembro, Alfredo Leão, 26. Formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ele mora no país nórdico desde 2015 quando foi selecionado para participar do projeto.

Alfredo está, atualmente, cursando o segundo semestre de Mestrado de Engenharia em Design e Inovação, na Universidade Técnica da Dinamarca e é estagiário em uma empresa multinacional sueca, porta de entrada do cearense no mercado dinamarquês.

A mudança para outro país envolve diferentes desafios. O engenheiro encontrou, por exemplo, dificuldade para se adaptar à cultura e ao clima diferente do que estava acostumado. “Em Copenhagen, o clima é bem desagradável. Quase o ano inteiro tem chuva, frio e dias com pouca luz do sol. O que me admirou foi o fato das pessoas não abrirem mão de se locomover em bicicleta, principal meio de locomoção aqui, em Copenhagen, e aderi a este hábito,” afirmou Leão.

O cearense destacou o sistema educacional da Dinamarca. Segundo ele, o relacionamento na sala de aula é de conhecimento mútuo. Professor e aluno têm contato direto e contínuo, tendo como objetivo engrandecer os saberes de ambas as partes. “O aprendizado nas universidades é muito baseado em um aprendizado mútuo, tanto aluno com aluno, e para tal o estudante sempre trabalha em grupo, como professor e aluno. Os professores são extremamente acessíveis e abertos a perguntas, críticas, tudo é bem vindo para somar,” disse o mestrando.

Alfredo ainda não definiu qual será o tema de sua dissertação, mas pretende realizar algum estudo na área da sustentabilidade. “Ainda não tenho um tema de dissertação, mas irei realizar minha pesquisa em parceria com alguma empresa dinamarquesa, possivelmente na área de desenvolvimento sustentável de produtos e inovação, com foco em desafios enfrentados pela empresa para entrar no mercado brasileiro”, revelou o engenheiro, ressaltando que esta é uma área que ele tem grande interesse, “pois posso combinar engenharia com gestão de negócios/empresas”, finalizou.

Sobre o programa

O Programa Jovens Embaixadores da Boa-Vontade da Dinamarca, foi fundado pela Copenhagen Capacity, organização que busca atrair empresas e mão de obra qualificada para Copenhagen, tem estreita colaboração com Associação das Indústrias Dinamarquesas e parceria com as universidades da Dinamarca, incluindo a Universidade de Copenhagen, Aarhus University, Universidade de Aalborg, Copenhagen Business School e Universidade Técnica da Dinamarca. O projeto é financiado pelo Fundo Social da União Europeia.

Neto Ribeiro
3º semestre