EDUCAÇÃO: Liceu do Conjunto Ceará dá aulas de teatro para a comunidade

Incentivar e desenvolver habilidades fora da sala de aula são objetivos do projeto

Trabalhar competências científicas, o gosto pelas artes e o relacionamento interpessoal. Este é tripé de sustentação do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) que busca aprimorar e valorizar a formação de professores, envolvendo estudantes. A intermediação dos projetos é feita pelo Liceu do Conjunto Ceará que oferece atividades extracurriculares em parceria com o Ministério da Educação. A escola forma turmas para cursos de filosofia, química, música, empreendedorismo entre outros e os prepara para olimpíadas promovidas na rede federal.

Larissa e Vitória, após a apresentação de “Chandelier”, da cantora Sia (Foto: Arquivo pessoal)

O PIBID de Teatro funciona no Liceu desde 2010, com oficinas e um grupo para a montagem de peças. As atividades ocorrem duas vezes por semana, na quinta-feira, com ensaios para uma turma fechada de 50 alunos, direcionados a espetáculos e, no sábado, com oficinas temáticas, abertas à comunidade.

O coordenador do Liceu, Landim Neto, 40, se orgulha. “Atualmente, estamos fazendo uma seletiva para concorrer a mais um festival promovido pela Secretaria de Educação do Estado”. Patrycia Lanne, 32, é quem conduz o projeto. “Os benefícios da aula de teatro são imensos. Os alunos vão perdendo a timidez, exercitam a criatividade e melhoram o comprometimento e a organização refletindo na sala de aula”. Como profissional, ela diz que está sendo uma experiência muito gratificante.

O projeto é tão promissor que sempre que participa de editais e concursos, consegue algum prêmio. Entre as entidades que já reconheceram e contribuem com a escola estão UNESCO, UFC, Uece, Secretaria de Educação (Seduc) e a Secretaria de Cultura (Secultfor).

Os prêmios são revertidos em investimento para a manutenção das atividades. No festival de 2013, promovido pela Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR), a escola tirou o primeiro lugar e nos anos seguintes conquistou o segundo e o terceiro lugares.

Vitória Marques, 17, aluna do terceiro ano no turno da noite, lembra sua experiência. “As oficinas me ajudaram bastante. Era muito tímida e não participava de nada na escola. Agora já consigo me apresentar na frente de todos”. Ela e Larissa Sousa, 16, (2° ano, manhã), se preparavam para a seletiva do festival “Alunos que inspiram”, da Seduc.

II Mostra LCC de Teatro, 2014 (Foto: Arquivo pessoal)

Larissa diz que aprendeu frequentando as aulas. “Pretendo seguir carreira na dança, porque eu amo. Por mais que as críticas sejam difíceis e não haja muita valorização dos profissionais, o grupo me ensinou que preciso ser confiante”. Ela relata sua primeira apresentação no Festival de Internacional de Dança, no Theatro José de Alencar, como uma das experiências mais desafiadoras que já teve. “Estava muito nervosa, mas foi muito divertido, adorei”, Há dois anos no projeto, ela ressalta que os pais ficam muito felizes de vê-la fazendo o que gosta. “Eles falam que é muito bom e preenche meu tempo livre”.

Texto: Alice Guilherme (3º semestre – Jornalismo)

Tags: , , , , , , ,