Duas artes entrelaçadas a partir do olhar

Exposição reúne obras de pintores e fotógrafos na Galeria Vicente Leite. O objetivo é mostrar como fotografia e pintura são artes entrelaçadas

Fotógrafos e pintores se uniram na exposição que encerra o ano da Galeria de Arte Vicente Leite, na Faculdade 7 de Setembro (Fa7). O espaço comemora dez anos em 2013 e juntou obras de oito artistas na exposição “Pinturas e Fotografias”, inaugurada nesta quarta-feira, 13 de novembro. A exposição fica aberta ao público até 13 de dezembro. Entre os participantes, há artistas conhecidos do meio acadêmico da Fa7, como o professor do curso de comunicação e fotógrafo, Jari Vieira, e a ex-estudante do curso de jornalismo, Nely de Carvalho.

O fotógrafo e professor de Fotografia da Fa7, Jari Vieira, discursou durante a abertura da exposição. (Foto: Tarcísio Feijó)

A ideia de juntar pintura e fotografias numa mesma exposição surgiu pelo fato de as duas artes se complementarem e estarem intrinsecamente entrelaçadas, na visão do curador da galeria, Dante Diniz. O propósito foi juntar artistas com trabalho consolidado e outros que estão despontando no circuito local.

Para Jari Vieira, a escolha dos trabalhos expostos se deu para mostrar que a fotografia depende essencialmente do olhar. Para isso, ele tirou fotos usando um aparelho celular. Outra característica do trabalho de Jari é o laço afetivo mantido com os alunos das disciplinas lecionadas por ele na Fa7. “A relação com os alunos é importante porque é com eles que eu me renovo e aprendo mais. É uma troca”, salienta o professor.

Outros artistas renomados da exposição são o pintor Kleoman Fontenele, com obras expostas e premiadas em evento e reconhecidos nacionalmente, como o Salão de Abril; e o fotógrafo Nelson Bezerra, com obras expostas em Fortaleza, Salvador e São Paulo.

A Galeria de Arte Vicente Leite promove quatro exposições por ano e, em dez anos de existência, já recebeu mais de 12 mil visitantes.

Aflaudísio Dantas
7º semestre