Doutor em Webdesign destaca importância das narrativas na informação visual

“Será que uma imagem vale mesmo mais do que mil palavras?”. Com esta reflexão, Paulo Alcobia, professor e doutor em Webdesign, abriu sua apresentação para alunos da pós-graduação em Linguagens e Mídias da Faculdade 7 de Setembro (Fa7). A palestra ocorreu na tarde do sábado, 24, e teve como tema a importância da informação visual.

De acordo com o professor, elementos visuais são importantes para dar destaque à determinada arte gráfica conceitual. É, porém, a narrativa (ou conteúdo) trabalhada nessa arte que a legitima.

Paulo Alcobia 2

Professor e doutor em Webdesig, Paulo Alcobia acredita que o profissional do mercado deve ser “eclético” para atender às necessidades dos clientes. (Foto: Luana Severo)

Para defender sua preocupação com as narrativas visuais, Alcobia apresentou aos alunos uma infografia que apontava, em porcentagens, os requisitos para a formação de um bom designer de informação. São eles: 25% de inteligência; 25% de curiosidade jornalística; 25% de capacidade de escrita; 7% de bom humor; 9% de paixão pela profissão; 3% de talento; 1% de confortabilidade e 5% de conhecimento da história do Design Gráfico.

Nessa ótica, o que determina um bom designer são a inteligência e a sensibilidade do profissional, e não sua capacidade de produzir artes gráficas. É por isso que, segundo o professor, o profissional de destaque no mercado será aquele que for mais “eclético”, ou seja, aquele que melhor compreender as múltiplas necessidades dos clientes. “Uma empresa que tem a necessidade de uma boa comunicação, busca integrar a ela não só o webdesign, mas outros suportes comunicacionais”, pontua.

Ainda tratando-se de mercado, um problema visto por Alcobia no campo publicitário atual e que, segundo ele, preocupa a maior parte de seus alunos, é a crise econômica pela qual algumas empresas estão passando, principalmente em sua terra natal, Lisboa, Portugal. “Empresas que estão mal financeiramente, vão procurar na comunicação algo mágico que resolva o problema. E não resolve”, frisa.

Quem é Paulo Alcobia?

Doutor, professor e consultor em Webdesign, Paulo Jorge Alcobia Simões foi coordenador das pós-graduações em Webdesign e Artes Gráficas do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), em Portugal. Além disso, foi professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Atualmente, ensina na rede global de instituições acadêmicas privadas, Laureate International Universities (LIU), e na ISEC.

Serviço

Paulo Alcobia estará novamente na Fa7 para palestra sobre “Imagem Corporativa”, na abertura do semestre 2013.2, do curso de Comunicação Social e Design Gráfico.

Data: 27/08, terça-feira

Tags: , , , , ,