Notícias

DIREITO: Especialistas debatem temas locais e globais na FA7

Categoria:

Uni7 Informa

0

Projeto Fortaleza 2040 abriu as discussões da XIV Jornada de Direito e Cultura promovida pelo curso de Direito

Professora Bete Romão dá início às discussões no primeiro tema do dia (Fotos: Sarah Veloso)

Professora Bete Romão dá início às discussões no primeiro tema do dia (Fotos: Sarah Veloso)

Três temas polarizaram os debates entre os participantes da XIV Jornada de Direito e Cultura: o Futuro da Cidade: propostas do Projeto Fortaleza 2040; o Observatório Internacional: a questão islâmica – fundamentalistas, terror e expansão; e a Terceirização e os Redesenhos Institucionais do Mundo do Trabalho: um Debate à Luz da PL 4330. O encontro aconteceu na quarta-feira, 20, no auditório do segundo andar da FA7.

A primeira mesa contou com as presenças da arquiteta Lia Parente, do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), e dos professores Dino Malpaga, e André Almeida, ambos do curso de Arquitetura da FA7. Participaram ainda a professora de Sociologia do curso de Direito, Bete Romão e a aluna do curso de Direito, Ana Maria Bezerra.

Professor Felipe Barreto apresenta a mesa de abertura da XIV Jornada fa7 de direito e cultura (Fotos: Sarah Veloso)

Professor Felipe Barreto apresenta a mesa de abertura da XIV Jornada fa7 de direito e cultura (Fotos: Sarah Veloso)

A temática enfocou melhorias urbanas, econômicas e sociais para a cidade. Estes pontos foram repercutidos pelo Projeto Fortaleza 2040, que tem como objetivo planejar aspectos urbanísticos, de mobilidade, econômicos e sociais da cidade, em curtos, médios e longos prazos, até o ano de 2040.

A professora Bete Romão foi a primeira a falar. Ela destacou importância do tema e os rumos que Fortaleza pode tomar com o crescimento acelerado, além dos projetos que estão previstos para a cidade.

Coube a arquiteta Lia Parente apresentar o Projeto Fortaleza 2040. Ela ressaltou que a Capital possui 2,5 milhões de habitantes e que a “nossa cultura ainda é a de apartheid”, ou seja, as camadas da sociedade (classes altas, médias e baixas) não se unem para dialogar sobre o que pode ser feito para melhorar a cidade. A partir destes cenários, o Projeto está tentando mudar essa cultura. Segundo Lia, as dificuldades de se planejar uma cidade, é que cada um “só pensa em si” e não no coletivo, não no conjunto.

Lia Parente mostrou os objetivos do projeto e destacou como exemplo, uma cidade com mais oportunidades, mais planejada e justa, integrando políticas públicas, desenvolvimento de cultura de planejamento e desenvolvimento sustentável.

Alunos da Faculdade 7 de Setembro na palestra sobre o Projeto Fortaleza 2040 (Fotos: Sarah Veloso)

Alunos da Faculdade 7 de Setembro na palestra sobre o Projeto Fortaleza 2040 (Fotos: Sarah Veloso)

A aluna do 7º semestre de Direito,Jamila Braga, acredita que o projeto Fortaleza 2040 será de grande importância para a cidade. “Acho fundamental como forma de elaborar um projeto de planejamento da cidade, de organização, visto que Fortaleza vem crescendo desordenadamente”.

Já David Araújo, do 9º semestre também do Direito, acredita que o projeto é essencial para o futuro da cidade, e seu desenvolvimento sustentável, visando a melhorar a qualidade de vida da população.

Em seguida, foi aberto um momento para perguntas da plateia, aos membros da mesa, onde os alunos puderam fazer suas considerações e tirar dúvidas a respeito do projeto.

Saiba mais sobre o Projeto Fortaleza 2040.

Camila Gadelha
7º semestre

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 6 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.