DIA DO RÁDIO: Em comemoração à data, radialistas falam sobre o futuro do meio

Jornalistas Dina Sampaio, Ariane Cajazeiras e alunos debatem o papel e o panorama do radiojornalismo

“Faço rádio com muito amor”. Foi com essas palavras que a jornalista Dina Sampaio declarou sua paixão profissional ao rádio, na conversa com os alunos da Faculdade 7 de Setembro (FA7) e para explicar os motivos que a levaram para o rádio. Ela e a jornalista Ariane Cajazeiras estiveram no estúdio de rádio da FA7, para falar sobre as características do rádio atual e o impacto da Tribuna Bandnews FM no cotidiano do ouvinte fortalezense. O encontro marcou o Dia do Rádio, comemorado no dia 25 de setembro e foi mediado pelas professoras Ana Márcia Diógenes e Kátia Patrocínio.

Após consolidada experiência no jornalismo de TV e no impresso, Dina confessou que o interesse mais profundo ocorreu ao passar pelo núcleo de rádio do governo estadual, quando na época, pesquisas revelaram que 90% da população cearense tinha o hábito diário de ouvir rádio. A jornalista enfatizou que o governo atual não tem aproveitado o poder dessa mídia na promoção das suas atividades e que, se assim o fizesse, a comunicação do poder público com a população seria melhor.

Alunos participaram do debate sobre rádio com as jornalistas da Tribuna Bandnews FM (Foto: Gabriel Caúla)

A jornalista Ariane Cajazeias, que fez parte da primeira turma de Novos Talentos do jornal O Povo, encontrou no rádio, a sua maior paixão no fazer jornalístico. Ariane atualmente é âncora, junto com Nonato Albuquerque, do programa Primeira Edição na Tribuna BandNews FM.

Criada para ser uma rádio exclusivamente jornalística, Dina enfatizou que a Tribuna se firmou como um divisor de águas no radiojornalismo cearense, sendo a primeira frequência FM a ter conteúdo puramente informativo. Essa experiência trouxe com ela novos desafios, uma redação mais dinâmica, produção rápida, e uma maior interatividade com os ouvintes. Nesse sentido, Ariane refletiu o fato de que os ouvintes também mudaram com o radiojornalismo cearense. Ela acredita que os ouvintes deixaram de ser passivos às notícias. “Eles comentam o conteúdo apresentado, pautam a equipe, e, muitas vezes, são eles mesmos agentes da notícia”, disse.

Dina relembra que a Tribuna foi a primeira rádio da rede BandNews em todo país, a utilizar o aplicativo Whatsapp para envio de informações dos ouvintes aos estúdios da rádio. Após o sucesso do experimento, toda a rede passou a utilizar o aplicativo em sua programação. As jornalistas esclareceram que a gramática coloquial dos radialistas trata-se de uma estratégia para que os ouvintes percebam a proximidade dos profissionais da comunicação.

Perguntada a respeito dos assassinatos de radialistas no Ceará, Dina reforçou o seu apoio no combate aos crimes contra os colegas, e também esclareceu que, na maioria dos casos, esses profissionais têm ligações antiéticas com políticos da região que atuam. Dina finalizou sua resposta dizendo que a falta de ética é perceptível, mas nada justifica o assassinato.
Aos futuros jornalistas presentes no estúdio de rádio da FA7, as radialistas fizeram os alunos refletirem a importância de um profissional generalista, quando esclareceram que os repórteres da Tribuna são responsáveis por todo o processo de criação das matérias e os âncoras não só apresentam os programas como são treinados a comandar os equipamentos no estúdio.

Dina Sampaio e Ariane Cajazeiras falaram sobre o papel do rádio hoje, com moderação das professoras Ana Márcia Diógenes e Kátia Patrocínio (Foto: Gabriel Caúla)

SERVIÇO:
Dia do Rádio, 25 de setembro: a data foi escolhida em comemoração ao aniversário de Roquete Pinto, considerado “Pai do Rádio Brasileiro”. Ele inaugurou oficialmente a primeira rádio do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923. Antes dela, a Rádio Clube do Recife já havia entrado no ar, sendo a primeira rádio no ar no Brasil e que ainda está em operação. Vale lembrar que a primeira transmissão de rádio no país já havia ocorrido no dia 7 de setembro de 1922, para um discurso de Epitácio Pessoa, na época presidente do Brasil.

De acordo com dados da Secretaria de Comunicação Eletrônica, existem atualmente no Brasil 1.781 emissoras de rádio AM. Desse total, 1.386 pediram para migrar para a faixa de FM.

João Ricart
3º semestre