Notícias

Dia do Diplomata: Brasil completa 202 anos de relações exteriores

Categoria:

Uni7 Informa

0

Segundo informações do Itamaraty – repassadas em nota pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) a esta reportagem – hoje, Brasil conta com 645 diplomatas ativos e 912 atuam no exterior

Texto: Mariana Freitas – 7º semestre

Palácio do Itamaraty, sede do MRE (Imagem: Divulgação)

A diplomacia brasileira chega a 2024 com 202 anos de trajetória oficial. Seu bicentenário foi celebrado em 2022, com a exposição “Brasil 200 anos: percursos da diplomacia brasileira”. A carreira diplomática tem data comemorativa no calendário nacional oficial: 20 de abril. 

Para ingressar na carreira diplomática, é necessário realizar uma prova de concurso público, de nível superior, organizado pelo Instituto Barão do Rio Branco (IRBR), órgão encarregado da seleção, treinamento e aperfeiçoamento de diploma. Quando aprovado, o candidato inicia a carreira na classe inicial de terceiro-secretário.

Atualmente o gabinete do MRE é composto pelo embaixador Mauro Vieira, titular da pasta; pelo embaixador Ricardo de Souza Monteiro, chefe de gabinete de Vieira; pela ministra Vanessa Dolce de Faria, assessora especial do ministro; e pelo conselheiro Bruno Henrique Neves Silva, assessor especial de Vieira.

DEVERES DIPLOMÁTICOS
As atividades que fazem parte do universo diplomático passam por negociações geopolíticas e defesa dos interesses nacionais, conforme publicações da área. As definições para os afazeres da profissão são previstas por normas federais. Confira abaixo.

  • Defesa dos Interesses Nacionais: diplomatas buscam proteger os interesses do Brasil, promovendo a paz, segurança, comércio, direitos humanos e cooperação global.
  • Assistência Consular: prestam assistência aos brasileiros no exterior, auxiliando em questões como emissão de documentos, proteção em situações de emergência e orientação jurídica.
  • Promoção Cultural e Valores Brasileiros: diplomatas trabalham para divulgar a cultura, a língua e os valores do Brasil, fortalecendo os laços de amizade com outros países.

Leia também
História da Diplomacia Brasileira: do Império ao Século XXI

Política Externa Brasileira: princípios e história

Diplomacia Brasileira

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.