Dia “C”: adolescentes e jovens realizam oficinas de áudio e vídeo

Comunicadores de Fortaleza e Horizonte (RMF) se integraram para promover o direito humano à Comunicação na Escola Dragão do Mar, no Mucuripe

Processo de edição de vídeoNa última quinta-feira (17), a juventude de Fortaleza e da Região Metropolitana comemorou o Dia Nacional da Juventude Comunicativa no Ceará – Dia C. Na programação, adolescentes e jovens promoveram um espaço de troca de experiências e de aprendizagens em técnicas de produção e edição de vídeo e de áudio, a partir da temática “Direito Humano à Comunicação”.

A manhã começou com a integração entre os participantes da Escola Estadual Dragão do Mar (Mucuripe), onde está localizado o Laboratório de Comunicação Escolar – Lace. Estudantes de escolas do município de Horizonte, integrantes do Juventude na Comunicação e jovens da Frente de Assistência à Criança Carente (FACC) também participaram da atividade.

Após a exposição das experiências dos grupos e uma roda de conversa sobre a temática do dia – o direito humano à comunicação, os próprios jovens promoveram um espaço de aprendizagem, com a realização de oficinas de vídeo e de áudio.

No primeiro período do encontro, os jovens do Lace mediaram a oficina de vídeo. Com o tema “o direto humano à comunicação na prática”, os participantes divididos em dois grupos, com o apoio e orientação dos jovens integrantes do Lace, debateram e elaboraram o roteiro para a produção dos vídeos, que registraram momentos e pensamentos dos jovens.

Adolescentes entrevistam estudantes sobre o Direito Humano à ComunicaçãoO integrante do Lace, Victor Félix, 17 anos, aproveitou para trocar ideias e fazer novas amizades. “Hoje foi um dia muito legal porque pude conhecer outros jovens e perceber que não estamos sós, que têm outros jovens fazendo comunicação nas escolas. Foi muito bom esse encontro e que tenhamos outros”, disse o jovem produtor de vídeo.

No segundo momento, no período da tarde, foi a vez dos jovens do rádio realizarem sua oficina. A atividade foi comandada por adolescentes e jovens do grupo Juventude na Comunicação, de Horizonte. Mais uma vez, o direito à comunicação esteve na pauta das produções dos comunicadores.

A adolescente do grupo Juventude na Comunicação, Ruthynelle Gouveia, 14 anos, parece que compreendeu bem a proposta do Dia C. “Esse dia foi importante porque tive a oportunidade de conhecer mais sobre a comunicação e o meu direito humano a ela. Comunicação, pra mim, é mais que presentes, eu penso nisso para o meu futuro”, ressaltou.
Para a estudante de comunicação e estagiária da ONG Catavento, Cássia Alves, “o Dia C foi interessante porque conseguimos, com esse evento, integrar jovens que produzem rádio e vídeo, conversando essas mídias e esses jovens, em prol do direito humano à Comunicação”, destacou.

O Dia Nacional da Juventude Comunicativa – Dia C é promovido pela Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores/as (Renajoc), em 25 cidades do Brasil. Em Fortaleza, o Dia é organizado pela ONG Catavento Comunicação e Educação e o Coletivo de Comunicação Popular e Alternativa  (Conectad@s). Para acompanhar o que rolou no Dia C no Ceará, basta acessar www.coletivoconectados.blogspot.com e www.renajoc.org.br.

Rones Maciel
Jornalista e educomunicador