DESIGN: Estudante do 3º semestre vence concurso de Naming e Identidade Visual

“Estopim” é o nome da nova revista de Design Gráfico da Fa7

“A proposta é que a revista funcione como um portfólio para os estudantes”, afirma a coordenadora de Design Gráfico da Fa7, Nila Bandeira. Na foto, a coordenadora Nila (à esq.) e a estudante Sabrina Albuquerque (à dir.) (Foto: Luana Severo)

Sabrina Albuquerque, estudante do 3º semestre do curso de Design Gráfico da Faculdade 7 de Setembro (Fa7), venceu o concurso de Naming e Identidade Visual promovido pela coordenação do curso no mês de fevereiro. A premiação, que objetivou criar o nome e o logotipo da nova revista eletrônica de produção dos alunos de Design, ocorreu na noite desta quarta-feira, 12 de março, paralelo a uma palestra com o profissional Cláudio Júnior, da empresa gráfica Santa Marta.

Criado com o apoio da professora e coordenadora de Design Gráfico, Nila Bandeira, o projeto de Sabrina exigiu pesquisas aprofundadas. “Já tem muita revista de design por aí. Antes de bolar o nome, tive que desenvolver várias pesquisas de referências”, comenta a aluna. O nome originado, a propósito, é “Estopim”. “No sentido figurado, o estopim é a causa que vai desenrolar novos acontecimentos. É como um ponto de partida, ou mesmo uma virada”, defende Sabrina.

Premiação

Além de ter seu naming como estampa das edições da nova revista eletrônica de Design, a estudante Sabrina Albuquerque foi agraciada com três prêmios: uma assinatura anual da revista abcDesign, publicada pela editora Infolio; o livro “Como criar seu portfólio”; e uma bolsa de estudos para um dos cursos de extensão ofertados pelos cursos de Design Gráfico ou de Comunicação Social da Fa7.

Para Sabrina, a iniciativa do curso é um estímulo para os estudantes: “Você acaba sendo visto. É algo que vai para o seu currículo. Mesmo que não tivesse dado certo, se não tivesse um feedback bom, você sempre pode apresentar depois”, ressalta a aluna. E complementa: “São coisas (como o concurso) que nos motivam a querer dar sempre o melhor de nós nos projetos, por mais que não exista uma premiação”.

Sabrina Albuquerque, estudante do 3º semestre de Design Gráfico da Fa7, criou o logotipo com o nome Estopim para a nova revista eletrônica do curso (Foto: Reprodução/Acervo digital)

A dica aos universitários, portanto, de acordo com Sabrina, é tratar o projeto “não como um trabalho de faculdade, mas como algo profissional, artístico. De você enquanto designer”.

Segundo a coordenadora Nila Bandeira, a proposta de abrir um concurso para a criação do nome da revista de design reflete a preocupação da coordenação do curso em oferecer novos espaços de atuação para os alunos. “A proposta é que a revista funcione como um portfólio para os estudantes”, destaca a coordenadora.

Identidade visual

De acordo com a estudante Sabrina Albuquerque, o processo de criação da identidade visual do logotipo da revista envolveu pesquisas relacionadas, também, à identidade dos alunos do curso de Design Gráfico da Fa7, autores dos trabalhos a serem publicados no produto. “Se a ideia da revista é ser um espaço de divulgação dos alunos, o ideal é que a identidade visual seja algo que combine com o universo no qual esses alunos estão inseridos e no momento em que o design está situado hoje”, pontua Sabrina.

O representante comercial da gráfica Santa Marta conversou com os estudantes sobre diferentes materiais de impressão (Foto: Lucas Leite)

Desafios da indústria gráfica no mercado

Simultaneamente à premiação do concurso, foi realizada uma palestra com o profissional Cláudio Júnior, representante comercial da gráfica Santa Marta, localizada na cidade de João Pessoa, na Paraíba.

Na oportunidade, Cláudio falou sobre a rotina de produção da gráfica, que envolve, dentre outras coisas, a impressão de periódicos de circulação nacional. Questionado por um estudante da plateia sobre a qualidade do material utilizado na impressão de jornais, o representante foi taxativo: “Papel de jornal é algo terrível, mas qualidade do papel é algo que a indústria jornalística não exige”.

Tags: , , , , , , , ,