DESEJOS PARA REALIZAR: Vontades que aguardam a liberdade de volta às ruas

Texto, Uni7 Informa

Há mais de ano pessoas do mundo inteiro, para se resguardar da covid, estão à espera de que a vacina alcance maior número de imunizados para realizarem seus sonhos, desde os mais simples, como rever alguém

Alunos da disciplina Introdução ao Jornalismo, do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) decidiram que queriam conhecer as expectativas pós-covid-19 de desconhecidos ou amigos. Ou seja, qual o primeiro desejo a ser realizado, para onde queriam viajar, quem queriam rever, e outras vontades reprimidas neste período.

Para isso, foi trazido para a sala de aula o Projeto Primeira Pauta, criado na disciplina desde 2017. Segundo a professora de Introdução ao Jornalismo, Ana Márcia Diógenes, a ideia é estimular que o aluno já comece a descobrir dentro de si, o jornalista que está sendo formado nos quatro anos do curso.

Na busca para descobrir uma boa história e conseguir fotos, sem que tivessem de sair às ruas, eles relataram a descoberta de elaborar perguntas, vencer a timidez para realizar a entrevista, escolher o principal foco para compor o lead (primeiro parágrafo), e o desafio de cortar o próprio texto, para caber nos critérios estabelecidos em sala de aula.

No último dia de aula, que constou da avaliação do projeto e da disciplina, o resultado foi compartilhado entre os alunos. E, agora, passa a ser conhecido por todos, a partir do portal Quinto Andar.

Texto: Ana Márcia Diógenes / Professora de Introdução ao Jornalismo

Tags: ,