DEBUTANTE: Cursos de Jornalismo e Publicidade completam 15 anos

A comemoração vai ocorrer durante a Semana de Comunicação, no período de 4 a 8 de novembro, com palestras, oficinas, workshops, além do esperado parabéns

Sucesso mundial. Essas são as duas palavras que os alunos do 5º andar mais ouvem durante a graduação. Implantados no ano de 2004, os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) se consolidam e chegam a mais um ano. Pautado sempre pela versatilidade, compromisso, criatividade, harmonia, seriedade e diversidade, a Comunicação Social da UNI7 é referência quando se fala em estudantes e profissionais já formados no mercado cearense.

Formandos do semestre 2019.1 encerram a trajetória da graduação em clima descontraído e cheio de lembranças

Com muitos motivos para comemorar e mais ainda para conquistar, Magela Lima, atual coordenador dos dois cursos destaca: “Quinze anos é uma mudança de geração, tanto na vida das pessoas como na vida das instituições e dos órgãos. E nós, do corpo docente, achamos que não podíamos deixar essa data passar em branco”. Para essa celebração, os professores foram desafiados a pensar em projetos que pudessem abrir perspectivas para os próximos anos.

Magela reforça a enorme alegria em participar do corpo docente do Centro Universitário

Várias disciplinas decidiram voltar o olhar para o curso, para rever a história planejada há mais de uma década. Jornalismo Especializado I está fazendo isso com a revista Matéria Prima, Mídias Convergentes está desenvolvendo um projeto especial no campo da memória, ao mesmo tempo em que a Agência Brado idealizou e lançou a primeira edição do Prêmio Lamparina, além da série de vídeos com os professores, para homenagear esses anos de histórias.

Em consenso, tanto professores quanto o Diretório Acadêmico acharam melhor deixar a comemoração dos 15 anos para esse segundo semestre, que é quando está prevista a Semana da Comunicação. A ideia é aproveitar esse momento de pausa, que já é normal no curso, e associar esse momento ao que fosse celebrativo e pudesse contar um pouco da história e trazer à tona personagens e experiências que o curso viveu.

Este ano, alunas da Publicidade foram campeãs do Prêmio Intercom Nordeste 2019, em duas categorias. Magela ressalta que, independente de ganhar ou não, o fato de estar entre os melhores aponta que os cursos têm um potencial enorme para se colocar nesses fóruns. Em 2018, alunos de Jornalismo foram vencedores do Prêmio Gandhi de Comunicação.Para ele, o Prêmio Lamparina, ideia pioneira, vai ser um bom filtro para isso.

Bianca Colares, Victória de Galiza e Desine Lemos venceram na categoria Jingle e Produção Publicitária Audiovisual para Internet
Bruno Domingos, Bianca Kethulen, Marcela Benevides e Iara Costa foram representantes no Premio Gandhi, vencendo a melhor Reportagem de Mídia Impressa na categoria universitária.

Para Magela, um patrimônio que a UNI7 tem nesses 15 anos é ter formado boas pessoas e entregado ao mercado da comunicação profissionais comprometidos e criativos. “Exemplo disso, é eu ir ao Sistema Jangadeiro, e o Rafael Luís, coordenador do Tribuna do Ceará, me chamar e dizer: “Parabéns, os meninos que estão com a gente têm um perfil muito bacana”. Vou ao O Povo participar de algum evento, encontro a Ana Naddaf, diretora-executiva de redação, e ela me diz a mesma coisa. Recebo a proposta de uma agência para fazer uma seleção de estagiários na UNI7 porque acham que os meninos da Publicidade daqui tem uma entrega diferenciada. É um legado bacana”, destaca.

Ítalo Alcântara, Flávia Gouveia, Victor Mendes, Lya Cardoso, Matheus Nunes, Flávia Bessa, Jonathan Silva e Débora Colim estão entre os doze alunos da UNI7 que fazem parte do Sistema Jangadeiro, distribuídos na Tribuna Band News, Rádio Vós, Futebolês e Portal Tribuna

A complementação entre o jornalismo e a publicidade é o fator máximo para a excelência adquirida nesses 15 anos. É um eterno processo de continuidade. A expectativa da atual gestão é que daqui a cinco anos os cursos possam estar redesenhados, porque o mercado da comunicação mudou e continua mudando.

Texto: Lara Silveira (5º semestre – Jornalismo/UNI7)

Fotos: Arquivo pessoal/Comunicação UNI7

Tags: , , ,