#DEBATEFA7: Participação de estudantes motiva candidatos a prefeito de Fortaleza

Além de alunos e professores, apoiadores dos candidatos deram o tom das discussões e os ânimos ficaram agitados

(Foto: Eduardo Maranhão)

Quatro dos sete candidatos  se ausentaram (Foto: Eduardo Maranhão)

Com o Teatro Nila Gomes Soárez lotado, a Faculdade 7 de Setembro (FA7), por meio do curso de Direito, promoveu debate entre os candidatos à prefeito de Fortaleza na última quinta-feira, 8. Mediado pelo professor do curso de Direito, Felipe Barroso, apenas os candidatos Heitor Férrer (PSB), João Alfredo (PSOL) e Capitão Wagner (PR) compareceram. As ausências de Luizianne Lins (PT) e do atual prefeito, Roberto Claudio (PDT) foram sentidas, pois ambos estão na disputa por intenções de voto.

Dividido em três blocos e com duração final de pouco mais de uma hora, o debate teve muitos momentos calorosos em que as manifestações do público, dividido entre estudantes e apoiadores, foram o termômetro da situação. Como quando os candidatos Heitor Ferrer e João Alfredo criticaram duramente as propostas para a segurança pública, que é carro chefe da campanha do candidato Capitão Wagner (PR).

Nos dois primeiros blocos os participantes direcionavam as perguntas entre si por meio de sorteio. Apesar de ausente, o atual prefeito teve a atual gestão diversas vezes criticada. Um dos momentos de destaque foi o agradecimento de João Alfredo (PSOL) ao convite da FA7 para participar do debate. Foi o primeiro a que foi convidado. Os outros candidatos se solidarizaram e afirmaram que a presença dele enriquecia o momento.

Candidatos a prefeito debatem em Teatro Nila Gomes Soárez (Foto: Eduardo Maranhão)

O debate não se restringiu apenas ao cenário político local. Aos gritos de “Fora Temer”, a plateia obrigou os candidatos a se posicionarem acerca do impeachement da ex-presidenta Dilma Roussef, o que não favoreceu o Capitão Wagner (PR), que está aliado a apoiadores do atual presidente, Michel Temer, e foi fortemente vaiado pelo público. O último bloco contou com as perguntas da plateia. Durante as respostas, houve momentos de discussão entre os participantes e os manifestantes. Ao final, os candidatos conversaram com os estudantes e tiraram fotos.

Para o professor e mediador do debate, Felipe Barroso, as manifestações fazem parte do momento. “É interessante que as pessoas se manifestem. Seria muito ruim se tivéssemos uma plateia fria. O que aconteceu aqui foi um bom exemplo de cidadania”, ressaltou o professor. Este foi o segundo debate com candidatos, promovido pela FA7. O primeiro foi em 2014 nas eleições para governador do Estado.

Sarah Sousa
7º semestre