DEBATE: Henrique Soárez conversa com estudantes da UNI7

Mediada pela professora de psicologia Lirian Filgueiras, a ocasião tem o intuito de apresentar argumentos de forma democrática

Os alunos do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) tiveram a oportunidade de debater sobre o retorno das aulas durante a pandemia do novo coronavírus. O encontro, que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 21, pela plataforma Microsoft Teams, é intitulado de “Por quê dizer sim ao retorno das aulas?” e faz parte do primeiro momento do Ciclo de Debates da Liga Acadêmica de Psicologia Escolar (LAPE). O convidado foi o diretor do Colégio 7 de Setembro e pró-reitor administrativo da UNI7, Henrique Soárez.

A priori, Henrique iniciou o debate coletando questionamentos dos alunos presentes. Dentre as dúvidas, ele esclareceu o porquê da educação infantil retornar primeiro, falou sobre o programa de biossegurança, como a higienização das Instituições 7 de setembro, opção de escolha dos pais levarem ou não os filhos à escola, a dificuldade de encontrar os amigos e não poder abraçar, além do sofrimento psíquico acerca dos estudantes e professores.

Para o Diretor, o ano letivo não está perdido. “A escola tem um valor para a criança”, destaca. Durante o debate, o professor de sociologia da UNI7, Nelson Campos, esteve presente e disse estar disposto a voltar presencialmente, pois gosta de olhar nos olhos dos alunos. Já a professora Lirian Filgueiras afirma: “É importante ressaltar que estamos aprendendo muito nessa pandemia, nós aprendemos a dar aulas remotas, aprendemos novas formas de existências”.

A Liga Acadêmica de Psicologia Escolar (LAPE) tem o objetivo de promover saúde mental e psicoeducação, por meio do ensino, pesquisa e extensão. No dia 1 de outubro, às 17 horas, pelo Teams, acontecerá a realização do segundo momento do Ciclo de Debates, que abordará a visão: “Por quê dizer não ao retorno das aulas?”.

Texto: Lara Silveira (7º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , ,