#DEBATE FA7: Bastidores acirram candidatos e simpatizantes

Evento foi marcado pela forte integração do público, com direito a aplausos e vaias e muita manifestação

Estudantes tiram 'selfie' com Capitão Wagner (Foto: Eduardo Maranhão)

Estudantes tiram ‘selfie’ com Capitão Wagner (Foto: Eduardo Maranhão)

Organizado pelo curso de Direito da Faculdade 7 de Setembro (FA7), o debate com os candidatos a prefeito de Fortaleza reuniu pessoas de diferentes orientações político partidárias. Todos esperavam ouvir pessoalmente as propostas dos políticos convidados e interagir na discussão, enviando perguntas aos mediadores, uma experiência diferente do que é realizado na TV e no rádio.

Para a professora Ana Paula Rabelo, é importante que iniciativas como essa sejam levadas ao espaço acadêmico. “É muito bacana que isso esteja acontecendo. É muito importante que os alunos estejam participando e ouvindo propostas porque muitas vezes os alunos do turno da noite são trabalhadores e não têm oportunidade de ouvir, de discutir e de participar. É fundamental que as universidades promovam debates com a presença de todos os candidatos”.

Uma das representantes do grupo de apoio Mulheres 22, que se identificou apenas como Lorena falou sobre as expectativas de ver de perto o evento: “Eu vim justamente para ouvir como eles vão se sair, ver o projeto de cada um, embora meu voto seja pelo Capitão”. Minutos antes da chegada dos candidatos, integrantes do PSOL começaram a se concentrar em diferentes pontos do teatro.

Portando cartazes #ForaTemer, algumas figuras conhecidas do partido eram “tietadas” por alunos, como o candidato a vereador Ari Areia, ator e membro mais jovem do corpo político do partido do candidato João Alfredo. Ari se destacava entre os demais por ostentar uma longa faixa de arco íris, que é símbolo do movimento LGBT, uma das principais pautas do partido.

Entusiasmado com a presença do debate dentro de uma faculdade, Ari afirmou que a discussão dentro de um espaço acadêmico é importante para a política da cidade porque é nele “que se movimentam discussões não só políticas, mas também questões filosóficas, da cidade, de saúde, de direitos e de cultura e arte na cidade”.

O COMEÇO DO DEBATE

O evento teve início às 19h35 contando com a presença de apenas três dos oito candidatos convidados: Heitor Ferrer (PSB), João Alfredo (PSOL) e Capitão Wagner (PR). Dos três, dois já tinham uma audiência cativa entre os demais espectadores: Capitão Wagner e João Alfredo. Militantes de Wagner fizeram questão de aplaudir de pé a entrada do candidato. Ao mesmo tempo que deram vaias na entrada do candidato João Alfredo, que foi recepcionado com os gritos de “Fora Temer” por seus eleitores. Tomando uma atitude de protesto similar aos eleitores de Wagner, parte do público aliado a João Alfredo chamou o candidato rival de “golpista” em diversos momentos do debate. O embate entre os militantes dos dois partidos parecia concentrar dentro do teatro a já conhecida disputa entre direita e esquerda, um dos resultados das manifestações de 2013.

No encerramento do debate, 4º bloco, os candidatos fizeram as considerações finais, enquanto a plateia começava a se dispersar. Participantes procuraram falar pessoalmente com os políticos presentes. Nando Lopes, aluno do curso de Publicidade, lamentou a ausência de alguns candidatos: “Luiziane Lins não veio e é uma pena, e é uma pena o Roberto Cláudio não ter vindo também. Ele é o atual gestor e a gente tem que confrontar o atual gestor, porque o prefeito deixou de fazer certas coisas que prometeu”.

Alunos e professores aproveitaram a presença dos seus preferidos para tirar selfies e manifestar apoio. Ao som de “Like A Rolling Stone”, do cantor Bob Dylan, Ailton Lopes, candidato a vereador não escondia sua felicidade ao ver o desempenho de João Alfredo, no primeiro debate que seu partido participou este ano. “Caramba, cara, como eu adoro essa música”, falava repetidas vezes, cercado de simpatizantes.

Jonathan Silva
2º semestre