DANTE: Homenagens e lembranças marcam abertura da exposição na UNI7

• DSC_3099
  • DSC_3113
  • DSC_3137

Momento máximo da noite ficou por conta de depoimentos dos amigos e familiares, recordando a trajetória de vida, o desenho, a pintura e a curadoria do artista

Foi com saudade, mas também com grande alegria, que o coordenador do curso de Administração, professor Hercílio de Brito, abriu, na noite desta terça-feira, 3, a 65ª exposição da Galeria de Arte Vicente Leite. Inaugurada no dia 10 de maio de 2003, já acolheu um público de certa de 25 mil pessoas ao longo deste período, e mais de 300 artistas, dentre eles, o mineiro Dante Diniz. A ele é dedicada a exposição “Universo de Dante”, que ficará em cartaz até o dia 3 de setembro.

Artista plástico, curador, professor, Dante Diniz abraçou a arte como sua amiga e espalhou irreverência, talento, conhecimento e cultura pelo Ceará. Reverenciado como uma figura que deixou uma grande lacuna, ele é lembrado em cada quadro exposto. As obras expostas são de colecionadores e foram cedidas para esta homenagem ao ex-curador da Vicente Leite.

Amigos e admiradores lotaram a galeria para prestigiar as obras, que ficarão disponíveis para visitação durante todo esse mês

Na solenidade de abertura, as presenças do reitor do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), Ednilton Soárez, do pró-reitor administrativo, Henrique Soarez, do pró-reitor acadêmico, Adelmir Jucá, do filho de Dante, Davi Diniz, de amigos, familiares, artistas plásticos, professores e alunos.

O reitor Ednilton Soárez ressaltou as qualidades de Dante como ser humano e artista, destacando a importância dele como ex-curador da galeria, onde expôs mais de 60 vezes. “Nós não estamos fazendo uma homenagem póstuma. Estamos comemorando a vida dele, os amigos, aqueles que ele lançou, as obras”, destacou.

Montador da exposição e representante da curadoria, juntamente com Manuel Braz, o artista plástico Jorge Luiz lembrou o envolvimento de Dante com a arte e a comunidade, deixando claro que ele foi “responsável pela qualidade de vida de muitas pessoas do Morro de Santa Terezinha, com um projeto de rádio comunitária”.

Davi Diniz, filho de Dante, prestigiou a exposição e afirmou que mostrar as obras do pai tem uma importância ímpar, pois ele considera que a vida dele continua, assim como a obra de arte. “Para nós, familiares, além de sentirmos muito orgulho, temos muito agradecimento por esse momento”, disse.

Para o artista plástico Zé Tarcísio, que inaugurou há 15 anos a galeria Vicente Leite, Dante foi um presente que o Ceará recebeu de Minas Gerais. E, por ser simpático, alegre e ter um trabalho admirável, facilmente conquistou a cidade. Tarcísio acredita que a oportunidade de mostrar esse conjunto da obra era necessária.

Um dos contribuintes da exposição, Silvano Tomaz, disse que “chegar aqui, na UNI7 e rever os trabalhos é uma coisa muito positiva. É como se ele estivesse aqui conosco”. Silvano explica que ficou responsável por fazer o álbum da litrografia, onde foram selecionados dez desenhos do Dante. A partir desses desenhos, foram tiradas cinquenta cópias, somando um total de 500 gravuras e 50 álbuns que estão sendo comercializados durante o evento.

Os artistas plásticos, Silvano Tomaz e Gerson Ipirajá, expressaram o sentimento de retornar à Galeria Vicente Leite, dessa vez, para homenagear Dante

Gerson Ipirajá, que também contribuiu para a exposição, revela que Dante foi uma pessoa muito importante na carreira dele como artista plástico. Além de profissionalmente, eles mantinham uma relação muito forte de amizade. “Realizar esse trabalho foi de uma alegria enorme”, reconheceu Ipirajá.

Exposição O Universo de Dante – Uma Divina Trajetória Humana

Período: aberta até 3 de outubro de 2019, 19h às 21 horas.
Local: Galeria de Arte Vicente Leite, 4º andar da UNI7
Av. Almirante Maximiano da Fonseca, 1395 – Eng. Luciano Cavalcante

Texto: Lara Silveira (5º semestre – Jornalismo/UNI7)
Fotos: Marcelo Arruda ( 3º semestre – Publicidade/UNI7)