D.A. DE COMUNICAÇÃO: Roda de conversa discute temas do cenário nacional

Entidade representativa dos alunos de jornalismo e publicidade da FA7, Diretório Acadêmico promove debates de temas sociais

Pela noite, a roda de conversa sobre autoaceitação LBGT também aconteceu (Foto: Humberto Queiroz)

O Diretório Acadêmico (D.A) Patrícia Galvão – PAGU, dos cursos de comunicação social da Faculdade 7 de Setembro (FA7), está realizando, desde o início do semestre, discussões com participação dos estudantes e abertas ao público. O objetivo é promover debates sociais e acadêmicos sobre questões do cenário nacional atual.

Utilizando o pracinha do quinto andar do prédio como local de conversas, os eventos são organizados tanto para as turmas da manhã quanto da noite, com a presença de convidados temáticos. Os três últimos encontros foram respectivamente: “Maria, Sou Eu, Maria”, sobre o coletivo feminista de alunas de jornalismo da FA7; “Autoaceitação LGBT na sociedade”, debatendo sobre as relações homoafetivas e “Gritaram-me negrx: autoafirmação da negritude”, abordando o racismo.

A estudante de publicidade Renata Moreira, 6º semestre, diz que os momentos são engrandecedores. “Estamos aprendendo coisas novas, conversando com pessoas de interesses em comum e, ao mesmo tempo, compartilhando experiências para ganharmos conhecimento que será usado, futuramente, em trabalhos da faculdade e, até mesmo, em lições que podem ser levadas para a vida”, disse.

Karol Saldanha, estudante de jornalismo, 4º semestre, membro do D.A, ressalta os motivos da abordagem social nas discussões. “As rodas de conversa são um fortalecimento dos debates sociais que acreditamos constituir a formação dos futuros comunicadores. Nosso intuito é unificar os estudantes em torno dos temas propostos”, explica.

A discussão com as meninas do jornalismo da FA7 sobre o coletivo “MariaMaria” contou com a presença da feminista Izabel Accioly (Foto: Humberto Queiroz)

(Foto: Humberto Queiroz)

A aluna de jornalismo, 6º semestre, Josy Nery, considera o debate fundamental para a construção crítica dos alunos. Para ela, é muito importante ter essa conversa dentro do ambiente acadêmico, porque promove reflexões e debates sobre assuntos que estão no nosso cotidiano. “São assuntos que, muitas vezes, geram preconceito ou uma ideia falsa. Com a chegada do D.A, nós podemos ampliar nossa participação crítica e desconstruir preconceitos”, afirma.

As rodas de conversa acontecerão semanalmente no mesmo local durante todo o semestre, é o que informa Jordi Ferreira, aluno de publicidade, 5º semestre, também membro do DA. “Queremos manter essa programação. Os debates terão maior foco em temas sociais, mas, também serão promovidas discussões relacionadas às áreas profissionais dos estudantes”, diz.

Diretório Acadêmico

Um Diretório Acadêmico é a entidade estudantil que representa os estudantes de cursos de nível superior dentro de uma instituição de ensino. O D.A unifica anseios e busca soluções para problemas da comunidade acadêmica. A organização desenvolve atividades que visam proporcionar entretenimento, eventos de cunho informativo e de formação intelectual.

PAGU

Patrícia Galvão, apelidada por “Pagu”, foi escritora, jornalista, produtora cultural e militante política brasileira. Foi a primeira mulher do Brasil a ser presa política no século XX.

Para Karol Saldanha, a escolha de Patrícia Galvão para nomear o Diretório foi devido à importância da personagem. “Buscamos um nome feminino envolvido nas lutas dos temas sociais e, ao mesmo tempo, que fosse ligada à comunicação”, lembra.

Iniciando a gestão “Verbalize” no semestre 2016.2, com duração de um ano, o Diretório Acadêmico Patrícia Galvão – PAGU conta com nove membros e mais dois suplentes.

Para mais informações sobre o Diretório Acadêmico, acesse a página do Facebook ou entre em contato através do e-mail: [email protected]

Paloma Magalhães
6º semestre