CORREDOR COMERCIAL: Jovita Feitosa tem queda de movimento na pandemia
Os dois sentidos da avenida são referência pela variedade de estabelecimentos. Com o período pandêmico os comércios tiveram impactos nas vendas e precisaram se reinventar no funcionamento
O trecho que percorre 2,6 km de extensão, da Av. José Jathay até a Av. Humberto Monte, no bairro Parquelândia, é conhecido como um dos corredores comerciais mais movimentados de Fortaleza. Dentre os principais empreendimentos, o que mais se encontra na Av. Jovita Feitosa são revendas de carros, lojas de móveis e materiais de construção, bem como, estabelecimentos gastronômicos.
Lucas Teobaldo, 24, empresário e morador do bairro, destacou que a variedade de comércios em diferentes segmentos é bastante satisfatória, tanto para quem é morador, quanto para quem trafega pela avenida. Ele destacou que o empreendimento que mais frequenta é a loja de carnes, o Vaqueiro.
Em março de 2020, o Ceará notificou os primeiros casos da covid-19 e iniciou a quarentena. Logo depois, em maio, foi decretado lockdown , sendo Fortaleza a terceira capital brasileira a aderir ao bloqueio. Com a cidade toda em confinamento, a economia foi afetada de forma drástica. Somente serviços essenciais podiam funcionar, o que levou ao declínio de consumidores na Avenida Jovita Feitosa.
Com o passar dos dias, e a redução de casos, houve a retomada do comércio. Por conta das restrições, no entanto, todo serviço e empreendimento não essencial precisou se reinventar para minimizar as perdas, como atendimento on-line e serviço de delivery. Alguns lugares, porém, tiveram dificuldades de se adaptar ao período e ficaram impossibilitados de manter as despesas, o que não houve outra forma, a não ser fechar o empreendimento. “Durante a pandemia o comércio considerado não essencial da avenida foi muito afetado. Atualmente existem muitas placas de aluguel onde antes eram pontos comerciais ativos”, ressalta Lucas.
Desafios do período pandêmico
Os comerciantes que mais sentiram impactos na avenida, foram os de lojas de automóveis. Mesmo que atendessem de forma on-line, a dificuldade estava na demonstração do veículo ao cliente, por ser um produto que as pessoas precisam de contato para efetuar a compra.
A PerfilCar é uma revenda de carros novos e seminovos, atuando no mercado desde 2000. Está localizada na Jovita Feitosa de esquina com a Rua Dom Lino desde 2006 e a escolha da via para abertura do empreendimento foi pelo corredor comercial em potencial. Por ter o público mais frequentado por quem passa pela via, e como ficaram com as portas fechadas, foram impossibilitados de manter contato direto com o cliente.
Neste caso, com caráter positivo, a empresa viu a necessidade de se engajar mais nas plataformas digitais, como OLX, WhatsApp, Facebook e Instagram, que dispõe de fotos dos veículos, referências com fotos de clientes que efetuaram compra e direcionamento de contato do público com a loja.
A funcionária Júlia Monteiro, do setor administrativo da PerfilCar ressaltou que, com a volta do funcionamento presencial, a revenda precisou ter ainda mais atenção com os seus veículos. Ela disse ainda que, após cada visitação, os carros são higienizados e têm a troca dos plásticos que embalam os acessórios.
Serviço
PerfilCar
Avenida Jovita Feitosa, 2125, Bairro Parquelândia
Telefone: (85) 3281-1222
WhatsApp: (85) 98101-1222
E-mail: [email protected]
Site: http://www.perfilcarweb.com.br
Instagram: @perfilcarweb
Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira de 10 às 18 horas
Sábado de 9 às 15 horas
Texto: Ana Luiza (5°semestre –Jornalismo/UNI7)