COOPERATIVISMO: Prêmio de Jornalismo anuncia vencedores nesta quinta-feira

A festa de premiação, às 19 horas, terá palestra do presidente do Sicoob Saromcredi, de Minas Gerais, João Carlos Leite – o Joãozinho

“Crescimento do setor produtivo passa por uma cooperativa e transforma realidades”. Este foi o tema do 2º Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo, que anunciará os vencedores de 2018 na sede do Sistema OCB/Sescoop/CE, realizador do reconhecimento aos jornalistas e estudantes de Jornalismo.

Trabalhos de qualidade, entre eles o que aborda a cooperativa de produtos orgânicos da Ibiapaba – Coapoi. Os prêmios têm o patrocínio e o apoio institucional de empresas cooperativas locais. A solenidade será aberta pelo agrônomo João Alves Nicédio Nogueira, presidente do Sistema OCB-SESCOOP/CE.

João Carlos Leite – o Joãozinho irá mostrar a história dele junto à comunidade de São Roque, que via sua economia naufragar e sua população jovem migrar para outras cidades, devido à falta de oportunidades, na década de 1980

Ideia temática
Pautar trabalhos que levassem ao conhecimento do grande público o quanto a realidade de uma comunidade pode ser modificada pela atuação de uma cooperativa. De acordo com a coordenação, os trabalhos apresentados conseguiram revelar os diferentes benefícios que o sistema é capaz de promover, fortalecendo a imagem de um empreendimento que é único quanto à inclusão social, uma comprovada alternativa de desenvolvimento sustentável.

Concorreram este as categorias Telejornalismo (Prêmio Sicredi Ceará), Jornalismo Impresso (Prêmio Sistema Unimed Ceará) e Destaque Acadêmico – Universitário (Prêmio Uniodonto). A palestra do presidente do SICOOB Saromcredi, João Carlos Leite, tem o patrocínio do SICOOB Ceará Centro Norte. A aluno Vitória Yngrid, do curso de Jornalismo do Centro Unviersitário 7 de Setembro (UNI7) concorre na categoria Destaque Acadêmico, com uma reportagem de rádio.

Criação do artista plástico cearense Valber Benevides, o troféu para os ganhadores simboliza a união dos fortes jangadeiros cearenses na lida com o mar.

A palestra: o exemplo da Saromcredi
O tema do 2º Prêmio Cooperativismo (“Crescimento do setor produtivo passa por uma cooperativa e transforma realidades”) é indicado para trazer a Fortaleza o presidente do Sicoob Saromcredi (Cooperativa de Crédito Rural de São Roque de Minas), João Carlos Leite – o Joãozinho. São Roque sobreviveu ao êxodo rural e à bancarrota total graças ao surgimento de uma cooperativa de crédito, no início dos anos 90 do século passado. Ela foi a solução encontrada para reativar o sistema financeiro local, após o fechamento da única agência bancária existente.

A Saromcredi é uma instituição que se tornou exemplo de como o Cooperativismo é capaz de transformar a vida das pessoas e sociedades inteiras, quando é trabalhado corretamente em sua essência. E Joãozinho foi o grande mentor deste “milagre”. Até livro já publicou sobre o tema. (confira a história da Saromcredi no link)

Sobre o palestrante
Fundador e atual Presidente do SICOOB Saromcredi (Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de São Roque de Minas Ltda.), Joãozinho é conselheiro administrativo do SICOOB Central – Cecremge, presidente da Associação de Produtores de Queijo Canastra – APROCAN. Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Lavras tem mais de 600 palestras ministradas pelo País, tornando-se um grande divulgador do Cooperativismo de Crédito como Agente de Desenvolvimento Local. João Carlos Leite tem ações transformadoras na região da Serra da Canastra: Programas de Qualificação do Queijo e de Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira nas Escolas.

Serviço
Solenidade de entrega do 2º Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo e palestra do presidente do SICOOB Saromcredi, João Carlos Leite – Joãozinho

Dia: 25 de outubro, quinta-feira próxima
Local: Sede do Sistema OCB-SESCOOP/CE