#CONEXÕES: O papel transformador da comunicação social na sociedade

Jovens comunicadores da Rede CUCA e alunos da UNI7 participam da última mesa da Semana da Comunicação e Design

Rogerio Maia falou sobre o papel do CUCA na sociedade e como a comunicação age na vida dos jovens (Foto: Bruno Moura)

O poder transformador da comunicação foi o tema discutido na mesa de encerramento da Semana da Comunicação e Design 2017, da UNI7 (Centro Universitário 7 de Setembro). A jornalista e professora da UNI7, Ana Márcia Diógenes foi a responsável por mediar o diálogo entre a publicitária Beatriz Okubo, analista de marketing digital da Agência Leme Digital, o jornalista Rogério Maia, diretor de Comunicação Social da Rede Cuca Fortaleza e os alunos da Rede CUCA e da UNI7 presentes na noite da última quarta-feira,28, na sala 512, no 5°andar do Centro Universitário.

Tendo como tema “Comunicação como Ferramenta de Transformação”, os convidados abriram a mesa expondo como ocorre essa transformação por meio da comunicação nos seus campos de atuação. Beatriz Okubo revelou que no mercado publicitário as empresas ainda visam mais o produto gerador de lucro, do que a experiência das pessoas quando adquirem o produto. E, para mudar esse quadro por meio da comunicação, é preciso afeto, inteligência e ação. Segundo Beatriz, o afeto está ligado ao sentimento empregado no desenvolvimento do trabalho, a inteligência à produção e planejamento de conteúdo que juntos geram ações que alcançam outros patamares.

Rogerio Maia falou sobre o papel da Rede CUCA na sociedade e como a comunicação age efetivamente na vida dos jovens atendidos pela instituição. Maia apresentou uma série de produções realizadas pelos jovens comunicadores da Rede Cuca, e disse que essas ações são responsáveis por dar um novo olhar às regiões periféricas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), onde os CUCAs se encontram. Assim fazendo um contraponto a programas televisivos policiais que mostram apenas um estereótipo da periferia.

Jovens atendidos pelo Cuca participaram da palestra e compartilharam experiências (Foto: Bruno Moura)

Deuzinha Félix, aluna da Rede Cuca, ressaltou a importância do papel da comunicação exercida nas localidades de atuação do instituto. “A Rede Cuca me abriu portas. O jovem da periferia tem muita coisa para mostrar. A Rede Cuca e a comunicação abriram portas para isso. Não é só o jovem que é preso, assassinado e que vende drogas. O jovem tem muito mais para mostrar. Ele tem arte, dança e quer construir uma vida melhor por meio do Cuca.”

Texto: Eli Naftali (3° semestre – Jornalismo/UNI7)
Fotos: Bruno Moura (2º semestre – Publicidade/UNI7)

Tags: , , , , , , , , ,