#CONEXÕES: Comunicação integrada é tema de debate entre profissionais

Os desdobramentos das agências de comunicação no atual mercado foram discutidos por gestores de agências consolidadas no mercado cearense

Marcus Saraiva, Mario Acioli, Luciana Junqueira e Thiago Façanha discutem a integração dos meios on-line e off-line das agências de comunicação (Foto: Bruno Moura)

A mesa “Por que a comunicação integrada? Ações, estratégias e processos comunicativos” abriu a noite do segundo dia da Semana da Comunicação e Design – Conexões 2017 na UNI7 (Centro Universitário 7 de Setembro). O encontro que contou com a participação de profissionais da comunicação, estudantes e professores, ocorreu nesta terça-feira, 26, às 19 horas, no pátio do 5° andar da UNI7.

Com mediação da professora e publicitária Moema Braga, a mesa foi composta por Thiago Façanha ,diretor da Mulato Comunicação, Mário Acioli, diretor da Relevante Comunicação Interativa, Luciana Junqueira, das agências Código Digital e Acesso Comunicação e Marcus Vinícius Saraiva, diretor da Ipanema Comunicação. Os convidados iniciaram a mesa destacando a transição e a integração das agências off-line, que atuam no mercado convencional para agências on-line atuantes no meio virtual.

Luciana Junqueira disse que a integração do off-line com on-line é um desafio diário, por conta de a natureza dos dois meios serem opostas. Thiago Façanha ressaltou que, pelo fato de sua trajetória profissional ter sido dentro do mercado off-line, ao abrir sua própria agência, se viu obrigado a integrar os dois meios por exigência do mercado.

Alunos e professores ocupam pátio do 5° andar para debate sobre comunicação integrada (Foto: Bruno Moura)

Para Mário Acioli a maior dificuldade da integração é o choque de profissionais de culturas diferentes que passam a trabalhar de forma conjunta. Já Marcos Saraiva disse que a adaptação para o mercado on-line vem a partir de uma necessidade vinda dos clientes.

O estudante Levir Melo Ferreira, do 8° semestre de Publicidade e Propaganda da UNI7, ressaltou a importância da presença de profissionais já consolidados no mercado, entre os estudantes que buscam seu espaço. “É muito importante porque eles trazem o outro lado. Trabalho com marketing e aí vem a visão da agência. É possível confrontar um pouco e saber como a gente pode melhorar, como o mercado pode nos receber lá fora”, concluiu.

Texto: Eli Naftali (3° semestre – Jornalismo/UNI7)
Foto: Bruno Moura (2º semestre – Publicidade/UNI7)

Tags: , , , , , , , , , , ,