COMUNICAÇÃO PÚBLICA: Os meandros do ofício com práticas de relacionamento

A jornalista Danielle Campos revelou caminhos da profissão para os estudantes, a partir da experiência dela como repórter de TV e como assessora de comunicação

A jornalista Danielle Campos, chefe da Unidade de Comunicação Social da Maternidade Escola Assis Chateaubriand trouxe a prática para a sala de aula

O cotidiano do profissional de  Comunicação Pública – com seus desafios e possibilidades – foi detalhado em suas múltiplas nuances nesta terça-feira, dia 10.10, para os alunos da disciplina de Jornalismo Especializado II, da UNI7 – Centro Universitário 7 de Setembro. Uma palestra da jornalista Danielle Campos, chefe da Unidade de Comunicação Social da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Complexo Hospitalar da UFC – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), seguida de roda de conversa, trouxe a prática para a sala de aula, exemplificando o que havia sido dado, anteriormente, como teoria.

A jornalista conversou sobre seu cotidiano de trabalho com os alunos

Danielle explicou para os alunos, entre eles alguns concludentes, embora a maioria do 6° semestre, o cotidiano do seu trabalho, os vários públicos com os quais tem que interagir, a rotina do complexo hospitalar e o papel de gestor de sua unidade. Entre o vai e vem de perguntas dos estudantes a jornalista respondeu sobre a interação com a imprensa, a forma de lidar com a delicadeza de um ambiente que trata com a vida humana, os avanços no atendimento a transgêneros e a forma de contabilizar os resultados do seu setor.

No final da aula-palestra, Danielle destacou que o jornalista tem que estar sempre aberto e flexível a novos aprendizados, uma vez que, por essência, é um generalista. Assim, observou que, a cada etapa da profissão, deve ser estudado o jargão da área que se trabalha e se adaptar a ele. Mas, em todas as etapas da profissão, se faz necessária uma boa rede de relacionamento, que acompanha toda a carreira do profissional, se ele souber gerir bem as relações.

Fotos: Emerson Maciel

Tags: , , ,