COMÉRCIO: Vida universitária movimenta economia do bairro Rodolfo Teófilo

Demandas dos estudantes aquecem as vendas locais e criam laços entre universitários e comerciantes

A rotina universitária da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Porangabussu, ultrapassa os limites da instituição, movimentando também as ruas no entorno da Faculdade de Medicina da UFC (FAMED). Com a intensa circulação de alunos e professores, os comerciantes locais se beneficiam da demanda por produtos e serviços e colecionam histórias inusitadas envolvendo estudantes da área da saúde.

No ambiente da Shekinah, Maria Fátima já presenciou muitos momentos felizes. Até encontro de casais [Fotos: Arquivo pessoal]

Vínculos para além do comércio

A Rua Monsenhor Furtado, no bairro Rodolfo Teófilo, é uma das vias em que se pode encontrar todo tipo de negócio: marmitarias, salões de beleza, fotocopiadoras, lojas de jalecos, dentre outros. É nesta rua em que dona Maria de Fátima, 66, conhecida como Tia Fátima, mantém uma marmitaria há mais de 25 anos.

Ela afirma que a circulação de pessoas atualmente ao redor do campus é inferior à movimentação de anos atrás. A dona da marmitaria Shekinah lembra que, no passado, precisava chamar os alunos por números, tamanha era a lista de pedidos. Mas, essa forma de tratar os estudantes foi utilizada por pura praticidade. Fátima relata que desenvolveu vínculos duradouros com muitos discentes, mantendo contato com eles mesmo depois de formados. “Onde chego tenho médicos, enfermeiros e dentistas. Em qualquer hospital que eles me veem é uma festa”, garante.

A Shekinah já presenciou muitos momentos felizes. Um deles foi o encontro de um casal de estudantes que hoje são casados e atuam nas áreas de geriatria e psiquiatria. Daniele e Alexandre se conheceram em um encontro de jovens cristãos da faculdade que aconteceu na marmitaria. Dali para frente, o estabelecimento se tornou um ponto de encontro dos dois, servindo de local até para jantares de aniversário de namoro, que contavam com pratos especiais feitos pela dona Fátima.

A estudante de odontologia, Débora Rodrigues, 26, é cliente fiel. Ela relata que, mesmo havendo lugares mais baratos nas redondezas, não troca a comida e o acolhimento que encontra no estabelecimento. “Se eu precisar almoçar na faculdade, sempre escolho a dona Fátima. Me sinto em casa lá”.

Após os atendimentos, as alunas de odontologia sempre vão à marmitaria da Tia Fátima

Comércio e pandemia

Outra empreendedora que escolheu o entorno da universidade para montar o seu negócio foi Érika Rocha, 30, dona de um salão de beleza, que fica bem em frente ao prédio do curso de odontologia. A cabeleireira diz que a maioria de suas clientes são médicas, professoras e alunas que aproveitam os intervalos dos turnos de trabalho ou das aulas, para utilizarem os serviços prestados pelo salão.

Com a interrupção das aulas, por causa da pandemia e a consequente redução da circulação de pessoas, Érika viu o número de clientes cair. O horário restrito em decorrência dos decretos de isolamento social reduziu a capacidade de atendimento e diminuiu a receita do estabelecimento. Apesar da baixa, a dona do espaço de beleza comemora a retomada gradual da demanda de clientes com a volta de algumas das atividades do campus.

Serviço Salão Érika Rocha Rua Monsenhor Furtado, 1116 Funcionamento: segunda – sexta das 9 às 17 horas. Sábado de 9 às 14 horas Telefone: 85 996127305

Marmitaria Shekinah Rua Monsenhor Furtado, 1122 Funcionamento: segunda – sexta das 9 às 17 horas Telefone: 85 30212773

Texto: Gabriela Bevenuto (7° semestre –Jornalismo/UNI7

Tags: ,