COLA NO ARRAIÁ: O maior concurso de Lambe-lambe do Nordeste.

Texto, Uni7 Informa

A Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da UNI7, Brado, realiza a festa de encerramento da competição de lambe-lambe nesta sexta-feira (10).

Lambe-lambe é um tipo de arte urbana que consiste na colagem de obras em espaços públicos e geralmente pode ser pintado individualmente com tinta ou no caso de serem feitos em série a reprodução pode ser através do modo digital .

Esse tipo de arte teve origem no final do século 19 a partir do advento da indústria da imprensa, fato que impulsionou a criação de uma nova mídia, o poster. Isso possibilitou a disseminação da informação pela cidade através da colagem dos cartazes.

Atualmente, é comum encontrar algum poster desse estilo nas avenidas e ruas de Fortaleza , pois esse modelo de design que compõe o cenário urbano, geralmente é inserido em ambientes que possuem um grande fluxo de pessoas. Assim, a finalidade fundamental consiste em chamar a atenção da sociedade com o destaque dos elementos coloridos e expressivos, composto de arte e poesia para expor pensamentos e ideias.

Também focado em gerar um lado crítico e criativo, visando integrar os alunos da comunicação com a arte urbana e unir os cursos da Uni7, a Agência Experimental  do curso de Publicidade e Propaganda, Brado, promove um concurso de lambe-lambe.

A competição foi intitulada de “Cola no Arraiá” e tem como tema as festividades juninas. A disputa, iniciada em maio , disponibilizou 30 vagas para que alunos da faculdade pudessem realizar as inscrições em grupos ou individualmente.

Os jurados serão professores da faculdade e artistas urbanos. A base do julgamento será seguir a temática junina.

Os alunos participantes poderiam  enviar até três lambe-lambes, para serem analisados e julgados pela banca de jurados da Agência. Consecutivamente as três obras que receberem a melhor colocação receberão um troféu, assim como dois vouchers de R$ 30,00 em café da manhã e um no valor de R$ 40,00 em uma sorveteria.

Para comemorar a vitória dos três primeiros colocados e marcar o encerramento do concurso, a Brado realiza uma festa junina na sexta-feira (10) a partir das 17h na Rua Agerson Tabosa, ao lado do Centro Universitário. O evento, aberto ao público, contará com apresentação da banda “Trio Forrozim” e do dj Renan Benigno.

O concurso e a festividade foram organizados pela Equipe da Brado, supervisionada pela professora Moema Braga. O evento contou com a contribuição da reitoria da Uni7 para parte do financiamento e o restante dos gastos  foram organizados pelo grupo com a venda das blusas para o curso de Comunicação Social.

A aluna de publicidade e uma das idealizadoras do evento, Livia Ferreira fala como surgiu a iniciativa “O concurso e o evento foram ambos pensados como forma de integrar os alunos após dois difíceis anos de pandemia. A equipe Brado pensou em organizar um evento que trouxesse arte e animação, logo veio a ideia de São João por conta do mês de junho”.

A partir da decisão do projeto, agência teve que inovar para divulgar a ideia para toda a instituição. Essa proposta da comunicação envolveu conversas nas salas de aula e cartazes espalhados pelos corredores, que resultaram em engajamento para as redes sociais.  Para além desse movimento, foi realizada também uma ação estratégica com a venda de comidas típicas e música durante os intervalos das aulas da manhã e da noite.

Essas ações foram eficazes segundo Lívia Ferreira. “No começo ficamos preocupados pois os alunos estavam dispersos, mas após nossas ações nos intervalos e colagem de cartazes na faculdade, nos surpreendemos com o resultado”.

A estudante ainda ressalta as expectativas positivas de toda a Equipe da Brado acerca do concurso e da festa temática. “Estamos muito ansiosos, estamos dando nosso melhor para esse evento e nossa expectativa é alta. Queremos, também, inspirar a próxima galera que entrará na Brado para continuarem entregando animação pela faculdade”.

E finaliza com uma convocação a todos interessados para participar do evento  “Nosso evento será muito animado, com comida típica e bebidas, venham com seus adereços de São João e tragam seus amigos para curtir também! Cola No Arraiá meu povo!”.

Animados, a Equipe da Brado e os idealizadores da iniciativa, esperam que seja uma experiência positiva para os alunos. A celebração é o primeiro evento festivo realizado pelos estudantes após a volta às atividades presenciais. A Expectativa é que o projeto agrade à comunidade universitária para que possam ser  realizadas outras edições.

Texto: Bianca Raynara Araujo de Souza Lourenço

(Jornalismo/UNI7)