CINE HOLLIÚDY: Alunos de direito penal participam de ação com detentas do IPF

Filme, palestras motivacionais e ações religiosas fazem parte da programação da Sejus

Conhecer uma sala de cinema, assistir a um filme e comer pipoca. Estes foram momentos e situações que Vera Lúcia da Silva de Aquino, 39, interna do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF) jamais imaginou que viveria. “Nunca passou pela minha cabeça estar no IPF e ter a oportunidade de vir pra cá pela primeira vez”, conta, emocionada.

Vera Lúcia, detenta do IPF: foi ao cinema pela primeira vez na vida

A ida ao cinema foi, pela primeira vez, uma das atividades da programação da Semana de Conscientização dos Direitos da Mulher Encarcerada. Houve também palestras motivacionais e ações religiosas. A ação é promovida há sete anos pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus).

Os alunos de Direito Penal da Faculdade 7 de Setembro (FA7) foram os responsáveis pela escolha dos temas das palestras. Além de ouvir sobre os benefícios previdenciários e saúde bucal, as internas receberam doações providenciadas pelos estudantes.

A aluna Ana Maria Bezerra, 19, explicou como surgiu a ideia de participar da Semana da Mulher. “Foi o interesse em conhecer o que é, de fato, uma pena restritiva de liberdade. A gente vê na teoria e não sabe o que é na prática. Nós pedimos ao professor Hélio Leitão, que é o atual Secretário de Justiça, e ele foi bem acessível ao nosso pedido. A ideia foi amadurecendo e com o apoio da defensora pública Aline Miranda acabou sendo uma ação social, ao invés de somente uma visita ao presídio”.

O filme exibido para as internas no Shopping Benfica foi Cine Holliúdy, dirigido pelo cearense Halder Gomes. Os estudantes de Direito convidaram o ator do filme, Haroldo Guimarães, para uma palestra com as internas. Haroldo deixou para as detentas a mensagem de planejar e acreditar em seus sonhos. “Se elas estão suportando a carceragem, quando saírem vão brilhar muito”, acredita ele.

Iane Ervedosa
7º semestre