CINE FA7: Violência contra os direitos humanos na programação de abril

Produções brasileiras e britânicas, baseadas em fatos reais e adaptações de livros, foram selecionadas para exibição

Cartaz do filme "Terra Fria" (Foto: Divulgação)

Cartaz do filme “Terra Fria” (Foto: Divulgação)

Cinco longas-metragens que têm como tema principal a violência contra os direitos humanos vão ser exibidos neste mês no Cine FA7. As sessões acontecem em todas as quartas-feiras de abril, a partir das 11h30min, na sala 510.

O primeiro filme é “Terra Fria”, baseado em fatos reais, é uma história de luta contra o assédio à mulher. Narra o drama de Josey Aimes, que após um divórcio, retorna à sua cidade natal, procurando por um emprego, para sustentar seus dois filhos. Ela é contratada pela mineradora da cidade e além de ter que lidar com um trabalho duro e perigoso, sofre com o assédio dos colegas de trabalho.

“Querô”, uma produção brasileira de 2007, é o segundo filme da programação. Conta a história de Querô, filho de uma prostituta, que tem esse apelido porque sua mãe morreu tomando querosene. O menino é criado pela cafetina Violeta. Quando cresce, revoltado com os maus tratos que recebe, passa a cometer pequenos delitos, até que um dia é pego e encaminhado à Febem (Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor).

Cartaz do filme "1984" (Foto: Divulgação)

Cartaz do filme “1984” (Foto: Divulgação)

A terceira exibição é “1984”, a adaptação do livro de mesmo nome, escrito em 1949 por George Orwell. Conta a história Winston Smith, que se apaixona por Julia, numa sociedade totalitária e controlada pelo Grande Irmão, onde as emoções são consideradas ilegais.

“Preciosa, uma História de Esperança” é a quarta produção a ser exibida. Narra a história de Claireece Preciosa Jones, uma adolescente de 16 anos que cresce sofrendo maus tratos e sem amor, é violentada pelo pai e abusada pela mãe. Ela tem um filho apelidado de “Mongo” por ser portador de síndrome de Down. Na segunda vez que engravida, ela é suspensa da escola e passa a estudar em uma escola alternativa, onde encontra uma professora que a ajudará a melhor lidar com sua existência traumática.

“Carandiru” encerra a programação do mês. Tem como fio condutor a história de um médico que realiza um trabalho de prevenção da AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Apesar de todos os problemas que marcam qualquer presídio, como violência e superlotação, o médico percebe que também existe muita solidariedade e organização.

Serviço:
1º/04 – Terra Fria, 2005 – 126min