CINE FA7: “Ela” promove discussão sobre inteligência artificial

Questões sociais relacionadas ao desenvolvimento da tecnologia foram levantadas após exibição de filme

"Ela" foi o primeiro filme exibido no Cine FA7 de setembro

“Ela” foi o primeiro filme exibido no Cine FA7 de setembro

A relação do homem com os avanços tecnológicos foi tema do Cine FA7 desta quinta-feira, 1º. Abordando temas como solidão, relacionamentos, sentimentos e tecnologia, o filme “Ela” (2013), dirigido por Spike Jonze, foi exibido e discutido pelos estudantes no cine-debate, promovido pelo Diretório Acadêmico do curso de Comunicação Social da Faculdade 7 de Setembro.

O longa metragem retrata o cotidiano de um escritor solitário e seu envolvimento com um sistema operacional, possibilitado através do advento da inteligência artificial. Dessa forma, o protagonista, interpretado por Joaquin Phoenix, projeta seus sentimentos em um programa informático e vive experiências românticas virtuais. Após a exibição do filme, a discussão acerca da temática foi conduzida pelos alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, respectivamente, Adailson Silva e Lucas Jansen.

O ponto de partida do debate foi a afirmação atribuída a Aristóteles – “O homem é um ser social”. De acordo com Adailson, o tom melancólico do longa e a abordagem da solidão fazem que o envolvimento do personagem principal com um sistema operacional seja tratado com naturalidade. “O relacionamento é apenas uma simulação baseada nas necessidades do protagonista”, afirma o estudante.

Além disso, o aluno de Jornalismo também questiona se a situação retratada é uma completa ficção ao contextualizar com a relação do homem com os aparelhos tecnológicos na contemporaneidade. “O debate é importante porque abre a interpretação sobre o filme. Não se trata só de assistir, também somos levados a refletir sobre um tema”, relata Vinícius Silva, estudante do 1º semestre de Publicidade e Propaganda.

Karol Saldanha
4º semestre