CELEBRAÇÃO: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura comemora aniversário

O espaço cultural se tornou palco de mostras culturais e ponto de encontro para a juventude cearense

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) comemora 22 anos de existência nesta quarta-feira (28). Inaugurado em abril de 1999, o espaço foi idealizado em 1993 pelo então Secretário da Cultura do Ceará, o jornalista e antropólogo Paulo Linhares, e o então Governador do Estado do Ceará, Ciro Gomes. O nome “Dragão do Mar” homenageia Chico da Matilde, jangadeiro cearense mais conhecido como “Dragão do Mar”, que desempenhou papel importante na abolição da escravidão no Ceará. O CDMAC é direcionado pelo Instituto Dragão do Mar, primeira Organização Social criada no Brasil na área da Cultura.

Pensado como uma opção de cultura e lazer  com programações acessíveis, o Dragão do Mar é composto de vários espaços, que  possibilitam a realização de eventos simultâneos.  Anfiteatro Sérgio Mota,  Espaço Rogaciano Leite Filho,  Praça Verde,  Auditório do CDMAC , toda a estrutura foi construída para abrigar eventos de pequeno, médio e grande porte.

O centro cultural também conta com salas de cinema e uma biblioteca, com  acervo de mais de dois mil livros, que abordam conteúdos de moda, história da arte, arquitetura e artes visuais. Mas, com a chegada da pandemia, o centro que estava acostumado com grande circulação de pessoas, sentiu o peso do isolamento social. Seus espaços deixaram de ser frequentados e sua programação está temporariamente suspensa.

Anfiteatro do Dragão do Mar
Praça Verde

A  assessora de comunicação do CDMAC Luciana Vasconcelos explica como está sendo o funcionamento do Dragão do Mar nesse período: ”O CDMAC lançou nas suas redes sociais a campanha #NaRedeComDragão, uma iniciativa para estabelecer no ambiente virtual a criação de uma rede de intercâmbios, com compartilhamento de dicas de arte e cultura para consumo em casa, durante a quarentena.”

Em relação à programação, a assessora afirma que a programação virtual pode ser acompanhada pelas redes sociais do centro cultural: “Neste momento de agravamento da pandemia, toda a programação presencial está suspensa. O CDMAC segue com uma diversificada programação virtual que pode ser acompanhada nos canais de comunicação do centro de arte e cultura, tais como site (www.dragaodomar.org.br), canal no Youtube (youtube.com/dragaodomarcentro) e Instagram (@dragadomar)”

Antes da pandemia, o Dragão do Mar costumava proporcionar momentos de cultura e lazer para alunos de escolas da esferas pública e privada através de projetos sociais formados em parcerias com instituições de ensino. Os alunos destas instituições visitavam os espaços do CDMAC regularmente através dos projetos“ O museu vai à escola” e o “ Planetário como sala de aula”.  No primeiro, os alunos ganham permissão para visitar os Museus de Arte Contemporânea (MAC do Ceará) e o Museu da Cultura Cearense ( MCC). A execução dos projetos deve voltar à normalidade tão logo a pandemia esteja sob controle.

Museu da Cultura Cearense
Museu de Arte Contemporânea do Ceará

Quando questionada sobre momentos marcantes do Dragão do Mar, Luciana lembra do projeto “Maloca Dragão”. O Maloca Dragão surgiu como um projeto   com o objetivo de celebrar o aniversário do Centro Dragão de Arte e Cultura, apresentando ao público centenas de atrações que contemplam as mais diversas demonstrações artísticas e também garantindo feiras de gastronomia, design e moda, lançamentos literários e sessões de cinema.

O evento conferiu ao centro momentos de alegria, trazendo grandes artistas aos palcos do Dragão, como Gilberto Gil. Criado em 2014,  a atração, que já chegou a ter programação de seis dias em uma de duas edições, chegou a levar o Prêmio Nacional de Melhor Evento, uma das categorias do Prêmio Dynamite de Música Independente 2020.

Maloca Dragão

Apesar da pandemia, os projetos culturais mencionados reiteram que, em 22 anos de existência, o Centro Dragão do Mar se consolidou como uma referência nacional de incentivo à arte e à cultura, e como um espaço de democratização cultural.

Atualmente o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura passa por uma reforma completa que está sendo feita por etapas. Na primeira fase das obras irão acontecer reformas nos museus e no anfiteatro, por exemplo. O Instituto Dragão do Mar planejou o início das reformas para agosto de 2019,mas com a chegada da pandemia, o prazo para o término das obras ficou indefinido.

E, apesar de o CDMAC não possuir previsão de retorno das atividades presenciais, Luciana se mostra esperançosa por um retorno breve, que proporcione aos visitantes do espaço cor e magia o mais rápido possível.“Nossa expectativa é que a reforma do Dragão, em andamento, seja concluída e que, tão logo seja liberada a retomada presencial, possamos retornar com exposições e apresentações artísticas, ainda que com público reduzido.”

Texto: Cesar Rodrigues  (3° semestre -Jornalismo/UNI7)

Tags: